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Saiba por que é importante sua empresa aderir a transformação digital.

Saiba por que é importante sua empresa aderir a transformação digital.

De tempos em tempos, revoluções tecnológicas surgem e modificam todo o cenário que vivemos. Atualmente, estamos inseridos na era da informação. Durante esse período, os detentores de conhecimento tendem a sair na frente.

Com isso, a transformação digital é um conceito que ganhou espaço na rotina diária das organizações. No entanto, toda essa pressão sofrida por elas, seja por seus consumidores, concorrência ou até mesmo pelos colaboradores, faz com que nem todas as decisões tomadas sejam tão satisfatórias.

Alguns negócios, frequentemente, são cobrados a digitalizar os processos de marketing com o objetivo de alavancar os números de vendas. Para realizar de forma correta, antes é preciso entender o porquê e como realizar a mudança para a cultura digital.

Se identificou com esse assunto? Então continue a leitura, pois o texto foi feito exclusivamente para quem quer entender mais a importância da transformação digital.

Importância do digital para as empresas

Quando falamos em transformar uma empresa em um negócio mais digital, não estamos diante apenas de melhoria para o futuro, mas sim de um requisito para sobrevivência no mercado.

É imprescindível entender qual a real importância disso e os números a respeito do assunto não mentem. Segundo uma pesquisa da Accenture, realizada no ano passado, empresas que entendem a necessidade da transformação digital são 26% mais lucrativas.

A cultura da automação de marketing não só melhora o desempenho produtivo, mas possibilita que decisões eficazes e rápidas sejam tomadas a tempo. No final dessa mudança, encontramos consumidores mais satisfeitos e consequentemente, um time de vendas com grandes resultados.

Mas, engana-se quem pensa que a transformação atinge somente o ambiente externo. Atividades operacionais do marketing demandam grande esforço e acabam reduzindo o tempo disponível para ações mais estratégicas.

Sabemos o quanto uma rotina focada em repetitivas tarefas é altamente desanimadora. Esse tipo de visão é contrário ao que é pregado pela cultura digital. Para ela, a satisfação do ambiente de trabalho está ligada diretamente ao desempenho de uma empresa.

Benefícios de digitalizar os processos de marketing

Nenhuma transformação é fácil, são inúmeros os obstáculos para garantir sua implementação. No caso da automação de processo de marketing, não é diferente.

Mas toda essa popularidade, não é à toa. Podemos observar benefícios que até então, dificilmente seriam alcançados nos moldes tradicionais. Confira, a seguir, algumas vantagens e entenda como elas são geradas a partir da revolução digital.

Entregas mais rápidas

Toda essa informação gerada pela era do conteúdo fez com que os consumidores se tornassem imediatistas. Eles desejam que tudo esteja na sua mão, na hora que quiserem e com o máximo de eficiência. Para satisfazê-los, empresas precisam de entregas rápidas e eficientes, caso contrário, a concorrência pode tomar seu cliente.

O marketing que conta com a tecnologia ao seu favor é mais rápido para responder as dúvidas e consegue acelerar a decisão de compra, retendo clientes à sua marca.

Pesquisas mostram que empresas conseguem 33% mais espaço no mercado quando reduzem o tempo para a fidelização do cliente a um produto ou solução.

Redução de erros humanos

Um dos grandes benefícios das redes sociais é a quantidade de dados que servem como insumos para realização de campanhas comerciais que tragam bom retorno. No entanto, tratar esses dados é uma atividade operacional e pela quantidade de informação, a chance de fazer isso de forma totalmente correta não é tão grande.

Algumas ferramentas possibilitam realizar filtros que identificam e direcionam quais leads são mais propensos a serem futuros clientes. Além disso, é uma economia de tempo e você já sabe: tempo é dinheiro.

Presença em múltiplos canais

Se você trabalha com marketing certamente em algum momento já ouviu falar do omnichannel, certo? Esse termo é muito utilizado para destacar a presença em diferentes canais.

Seus consumidores estão dispersos em várias plataformas, sejam em redes sociais, e-mails, ligações telefônicas, veículos tradicionais de comunicação, etc. Sendo assim, quanto maior for sua participação, maiores são as chances de ser visto pelos seus consumidores.

Além disso, uma marca presente em diversos locais, aliada ao marketing de conteúdo, conquista a autoridade pelo assunto que trata. Mostrar essa imagem mostra o quanto você entende do assunto e o coloca um passo à frente da sua concorrência.

Monitoramento do funil de vendas

Para que exista realmente uma conversão de leads é necessário sempre ter atenção às etapas do funil e como eles estão interagindo e progredindo na jornada de compra. Relatórios são excelentes meios de realizar esse acompanhamento.

Ao mensurar os dados de uma campanha, é possível identificar possíveis falhas previamente para mudar o percurso tomado. Ações ineficientes são custos desnecessários que também são eliminadas após a identificação de seus desempenhos.

Nutrição de leads

Uma visita no seu site ou blog não garante que o visitante se tornará um cliente. Após identificarmos quem são eles e quais são suas necessidades, com a automação dos processos de marketing podemos qualificá-los, trazendo informações pertinentes que influenciarão o avanço no funil de vendas.

Alguns meios como e-mail marketing, landing pages e até mesmo conteúdo nas redes sociais são mecanismos utilizados para nutrir leads, encaminhando-os do topo ao fim do funil, aumentando consideravelmente as chances de conversão de vendas.

Personalização da comunicação

Um dos problemas enfrentados na era digital é a sensação de desumanização do atendimento ao cliente. Aplicar formas de personalizar a comunicação com ele reduz a sensação de se conversar com uma máquina.

Essa interação aproxima o cliente a marca e deixa a impressão de que está sendo atendido por alguém que realmente se preocupa com ele. Esse sentimento é um dos fatores de maior influência na decisão de compra.

Os benefícios obtidos com a automação do marketing são considerados peça chave para alavancar as vendas. Um meio de garantir que eles sejam alcançados é contratar uma agência de marketing digital. Com ela, é possível otimizar ainda mais os resultados, oferecendo o suporte necessário para que a empresa se torne digital.

É muito importante entender o motivo pelo qual precisamos digitalizar os processos de marketing e nesse caso, você já está totalmente por dentro. O próximo passo é saber como podemos implantar essa mudança. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!