Por que a minha empresa precisa de marketing digital?

Com os novos comportamentos de compra por parte dos consumidores, torna-se cada mais vez mais necessário que as empresas acompanhem as novas tendências do mercado para continuarem relevantes para o público. O investimento em marketing digital possui, atualmente, essa importância para negócios de diferentes segmentos.

Investir em marketing digital oferece diversas vantagens para as empresas e permite que elas se mantenham competitivas no mercado. A ausência desse investimento, por sua vez, pode significar uma queda da visibilidade e diminuição dos resultados.

Alguns benefícios da estratégia se destacam quando o assunto é marketing online. Entre as principais vantagens, destacam-se:

Interação com o público no marketing digital

Entre os benefícios do marketing digital que mais se destacam está a possibilidade da empresa interagir mais diretamente com o público-alvo, sejam clientes da empresa ou potenciais clientes (leads).

A capacidade de atrair visitantes para o site, seguidores para as redes sociais ou assinantes do e-mail marketing é muito maior do que nas mídias offline.

A internet ainda viabiliza criar relacionamento com o cliente, permitindo, além de uma maior capacidade de atração e conversão de clientes, aumento das chances de fidelização dos clientes.

Segmentação dos clientes

Diferentemente do que ocorre nas mídias offline, ao realizar uma campanha digital, seja de SEO, links patrocinados, mídias sociais etc. é possível segmentar os conteúdos pelos interesses apresentados e pelo comportamento do cliente.

Por exemplo, se uma empresa atua com linhas distintas de produtos e um contato demonstrou interesse em uma linha específica, é possível segmentar os contatos para que ele receba conteúdos relacionados ao produto de interesse.

A segmentação pode ser entendida como uma forma de aumentar a personalização das abordagens, sendo que cada contato será mais relevante para o potencial cliente, aumentando as chances de fechamento.

Conhecimento de marca

Ao ter uma presença online mais forte, com site próprio, redes sociais, e-mail marketing etc. a empresa torna a marca mais conhecida entre o público-alvo, tornando-se uma referência no segmento em que atua.

Quanto mais estratégias executar paralelamente, mais alcance de marca terá e, dessa forma, mais reconhecida será pelo público.

Para que o benefício possa ser efetivo, além de possuir presença online é necessário usar os instrumentos disponíveis para interagir com o público e ser pró-ativo, como mandar conteúdos por e-mail, fazer posts relevantes nas mídias sociais e manter o site atualizado.

Autoridade no segmento

Quando uma empresa intensifica a presença online dela, aumentando o reconhecimento da marca, também alcança mais autoridade no segmento em que atua, sendo uma referência não apenas para os clientes, mas também para as concorrentes e influenciadores.

A autoridade no segmento permite que a empresa seja referenciada por especialistas da área e por outros influenciadores, o que torna a marca mais conhecida e também aumenta a confiança do público nas soluções oferecidas pela empresa.

A autoridade é conquistada por meio da produção própria de conteúdos ricos no tema, que fazem com que a empresa demonstre conhecimento sobre o tema.

Mensuração dos resultados

Por fim, uma vantagem do marketing digital é a capacidade de mensuração dos resultados alcançados. São diversas as métricas que podem ser acompanhadas demonstrando qual o ROI (retorno sobre o investimento) possível com cada estratégia empregada.

A mensuração de resultados permite também que haja um direcionamento mais assertivo do orçamento disponível, investindo mais nas estratégias mais vantajosas e possibilitando a otimização das soluções que tem oferecido um retorno abaixo do esperado.

É por meio das métricas que é possível aprimorar a presença online e melhorar a estratégia de marketing digital adotada pela empresa.

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