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O que é maturidade digital e como ela impacta o seu negócio?

O que é maturidade digital e como ela impacta o seu negócio?

Digitização, digitalização, marketing digital, presença digital, transformação digital, maturidade digital. Qualquer leitura menos aprofundada sobre negócios, hoje em dia, nos expõe a diversos termos técnicos sobre as revoluções que a internet desencadeou.

Assumir o controle desse processo de revolução é muito difícil, mas é possível tirar proveito dele, escolhendo o que de melhor a invasão do digital no mundo dos negócios e marketing digital tem a nos oferecer.

Quem consegue fazer isso, atinge a chamada maturidade digital. Leia este artigo até o fim e saiba o que esse conceito significa, como muda as regras para o seu negócio e aprenda a medir a maturação da empresa em que trabalha.

O que é maturidade digital

Se você passou pela chamada transformação digital, atingiu a maturidade no que diz respeito ao envolvimento com as novidades que a internet trouxe a negócios de todos os tamanhos.

Transformar-se digitalmente significa não apenas transpor processos que antes eram físicos para o campo digital mas, também, assimilar a lógica de desenvolvimento constante que essa revolução implica.

Assim, não se trata de uma moda que deve ser seguida para impressionar clientes, parceiros e outros stakeholders. A maturidade digital é importante para simplificar processos, aumentar a aderência a métricas, organizar a gestão e fazer com que uma empresa caminhe com passos mais calculados, frutos de planejamento, análise e ajustes em estratégias.

Quais são seus impactos em um negócio

Embora seja algo muito maior que os benefícios que podem ser notados no dia a dia, a maturidade digital tem sintomas muito fáceis de perceber.

Você vai saber que atingiu esse estágio tanto por meio desses sintomas quanto pela mudança (até certo ponto radical) de pensamento que acontece com as novidades do digital.

Vale lembrar que a transformação digital deve ser planejada para que aconteça de maneira benéfica e sustentável. Se não fizer isso, você pode ficar perdido e se tornar vítima de uma avalanche de modismos que vêm ao mesmo tempo que essa transformação.

Veja os itens que relacionamos abaixo e tente perceber se a maturidade digital já chegou até você!

Lucratividade

Uma empresa tem custos para produzir, paga impostos, financia processos produtivos (se vende produtos) ou criativos e de entrega (se vende serviços). Ao receber por esses produtos ou serviços, deve compensar os gastos e lucrar.

Frequentemente, essa conta não fecha e o dono do negócio sabe que o problema é a baixa lucratividade, mas não consegue identificar onde ela ocorre. Processos administrativos feitos tecnologicamente costumam ser mais facilmente divisíveis e seus gargalos produtivos podem ser localizados muito mais facilmente.

Visão estratégica

Isso acontece porque, no mundo digital, tudo pode ser medido de maneira relativamente fácil. Assim, o curso natural da estratégia é simplificado: definição de objetivos, planejamento, execução, análise e ajustes tornam-se mais naturais.

Análise da concorrência

Ao fazer isso, pode ser que a empresa em que você trabalha conclua que o problema de baixa lucratividade pode ser causado por um posicionamento de mercado equivocado. Com isso, é preciso analisar a concorrência novamente.

Os processos dos seus concorrentes, assim como os seus, estão às claras. Em boa parte dos casos, complexos mecanismos de venda e entrega, que antes eram guardados a sete chaves, podem ser vistos na internet.

Você sabe o quê, como e por quanto as outras empresas vendem apenas vasculhando os sites delas. Depois disso, pode comparar os resultados dessa análise aos seus próprios modelos e tirar conclusões.

Muitas vezes, a conclusão é que não vale a pena concorrer diretamente, e que seria recomendável fazer pequenos ajustes no seu produto ou serviço, de modo a se posicionar em searas de mercado menos concorridas, por exemplo.

Visibilidade

Que o Google traz mais visibilidade a todo mundo você já sabe, não é mesmo? A busca por um produto e serviço tornou-se mais fácil e isso se reflete em milhões de buscas diárias por inúmeras soluções, das mais simples às mais complexas.

Se souber jogar o jogo dos mecanismos de busca e das redes sociais, você pode garantir melhor visibilidade que seus concorrentes e ultrapassá-los em vendas.

Acredite, a maior parte das empresas tradicionais não está em condições de fazer isso, o que pode conferir a você um enorme diferencial competitivo.

Como medir a maturidade digital de uma organização

Há uma série de habilidades e usos das informações e ferramentas online às quais se podem atribuir valores de 0 a 5. Com base na soma dos resultados de cada um desses critérios, temos o índice de maturidade digital.

Assim, essa métrica pode ser aplicada a empresas, cidades e países, por exemplo. A metodologia mais conhecida para atribuir esses valores é aquela desenvolvida e aplicada pela McKinsey & Company, firma global de consultoria em gestão.

Essa empresa realiza parcerias com grandes corporações, como o jornal Valor Econômico e o Google, para diagnosticar o nível de transformação digital de países com base no desempenho de algumas empresas escolhidas.

Os critérios comumente escolhidos pelo chamado Índice McKinsey são:

  • segurança na internet;
  • aprofundamento do uso de suas ferramentas;
  • nível de acesso por meio de diferentes dispositivos;
  • cultura digital e de inovação de uma empresa;
  • capacidade do uso criativo de ferramentas online de marketing.

O Brasil peca, principalmente, no último desses quesitos. Somos expressivos mundialmente no que diz respeito ao volume de uso em quantidade de usuários e horas dedicadas ao digital, mas ainda estamos nos primeiros passos no que tange à criatividade desse uso.

Isso pode parecer pessimista à primeira vista, mas na realidade, trata-se de uma grande oportunidade. Tais dados significam que, assim como você, os seus concorrentes podem não estar acostumados a utilizar as ferramentas digitais no limite de suas potencialidades.

Ou seja, adapte-se à transformação digital e amadureça digitalmente o quanto antes. Isso pode ser um incrível diferencial competitivo, em um contexto de defasagem criativa generalizada!

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