Você sabe qual é o perfil do consumidor na era digital?
Diego precisava sair de casa toda vez que ia comprar algo. Escolher uma TV, por exemplo, demandava quase um dia inteiro pesquisando e circulando por algumas lojas. Até que ele finalmente resolveu comprar um notebook e instalar internet em casa, mudando radicalmente o perfil do consumidor.
Desde então, ele passou a pesquisar os produtos em diferentes sites, fazer comparações, verificar os comentários e avaliações. Comprar uma TV se tornou uma questão de minutos, e sem precisar sair de casa. Depois, ele ainda compartilhou a sua satisfação com o serviço prestado em suas redes sociais.
A história deste consumidor resume bem os novos comportamentos da era digital. Quer saber um pouco mais sobre este novo perfil do público? Acompanhe a seguir as principais características!
Comunicação multilateral
Se antes a comunicação tradicional não permitia a interação de Diego com as marcas, a era digital veio para acabar com essa unilateralidade, em que as empresas falavam e os clientes só ouviam.
Hoje, consumidores como o Diego não aceitam mais este tipo de relacionamento. Eles querem estabelecer um diálogo com a marca, querem compartilhar com amigos e familiares os seus sentimentos acerca de um produto ou serviço adquirido.
Para isso, eles utilizam as redes sociais como o seu principal alicerce. E é justamente neste ambiente que as marcas podem se aproximar dos seus públicos.
Consumidores mais exigentes e informados
O fácil acesso às informações é uma das principais características do mundo digital. Esse fato fez com que Diego passasse a ter mais consciência sobre os serviços e produtos que são oferecidos, tornando-o um consumidor mais qualificado e exigente.
E muitas pessoas pegaram carona nessa onda. Antes de comprarem um produto, elas já sabem o preço dele em pelo menos três lugares diferentes, assim como as suas formas de pagamento, qualidade e garantia.
Nesse sentido, os clientes estão cada vez mais bem informados, fazendo com que as empresas precisem traçar novas estratégias e formas de lidar com este novo perfil.
Clientes compram marcas com as quais se identificam
Outro ponto interessante que a era digital conseguiu mudar foi a percepção das pessoas em relação às marcas. Hoje em dia, Diego não compra apenas os produtos mais baratos, ele adquire aqueles que vão de encontro às suas crenças, perfil e preferências.
Esse fato é consequência do padrão de consumo mais exigente e do trabalho de empresas que conseguem se adequar ao universo digital. Um grande exemplo é a Netflix, o serviço de streaming que conquistou não só os brasileiros, mas o mundo inteiro. A empresa sabe lidar com cada público por meio de estratégias criativas e que geram grande engajamento na internet e nas redes sociais, principalmente no Facebook. Diego, por sinal, é um fiel cliente da Netflix.
Público formador de opinião
A difusão das informações e a possibilidade de interação que a era digital permite aos consumidores transformou o público nos mais sinceros formadores de opinião.
Plataformas como o Reclame Aqui permitem que os clientes façam reclamações públicas sobre os serviços prestados. Sites como o TripAdvisor permitem avaliações e comentários sobre viagens, restaurantes e redes de hotéis. E Diego, como qualquer consumidor moderno, realiza consultas antes de adquirir um produto ou fechar um novo negócio.
Desta maneira, fica evidente o quanto a era digital transformou os hábitos e características de Diego e tantos outros compradores. Sendo assim, as empresas precisam se adequar a esse novo perfil de consumo e correrem contra o tempo para marcar presença no ambiente digital, desenvolvendo estratégias e uma nova forma de se relacionar com os seus clientes.
Gostou de conhecer este novo perfil do consumidor? Aproveite para saber quais são as melhores estratégias de marketing para as redes sociais. Temos certeza de que essas práticas vão trazer excelentes resultados para a sua empresa!