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Você sabe o que é uma empresa digital? Descubra aqui!

Você sabe o que é uma empresa digital? Descubra aqui!

Que o mundo de 10 anos atrás mudou muito, nós já sabemos. Mas você já pensou em como as coisas eram diferentes há um ano? As tecnologias evoluíram e trouxeram novas possibilidades para o público brasileiro.

Acompanhar a mudança do comportamento dos consumidores não é só um grande desafio, mas, sim, sobrevivência no mercado. Alinhada a esse processo, a cultura digital vem proporcionando inúmeros novos negócios. Negócios esses que, até então, seriam impossíveis de realizar sem auxílio da internet e suas consequências.

Ouvir falar em ter uma empresa digital é extremamente comum. No entanto, o termo vai muito além de tecnologias inovadoras que dependem de investimentos altíssimos. Infelizmente muitos empreendedores não têm essa percepção, o que acaba deixando de lado a transformação digital.

Se você tem muito interesse no assunto, mas não sabe muito bem o que fazer, continue a leitura. Este texto foi feito para você!

O que é revolução digital?

A primeira vez que esse nome surgiu foi próximo ao fim dos anos 90. Época em que a internet ganhou força mundial e se posicionava de uma vez por todas como uma tecnologia revolucionária.

Novos negócios surgiram com sua popularização e outros se reinventaram. Deixando assim os modelos tradicionais totalmente obsoletos. Foi nesse exato momento que o e-commerce foi criado e, desde então, o consumo de produtos e serviços nunca mais foi o mesmo.

Hoje, as tecnologias digitais fazem parte do dia a dia do consumidor e são meios que moldam a sociedade. Elas direcionam o agir e a tomada de decisão das pessoas. Com cada vez mais pressa, as pessoas buscam por empresas que estão de prontidão em todos os momentos. Assim, a questão atual é definir o quanto sua empresa está disposta a investir na transformação digital para atender ao mercado.

O que é uma empresa digital?

Quando falamos sobre esse assunto, nos referimos a empresas que utilizam inovações tecnológicas. Que usam assim ferramentas para se tornarem mais eficientes ao público-alvo e mais competitivas no mercado em que atuam.

Engana-se quem pensa que uma empresa digital está limitada a tecnologias. Ao adotá-las, muitos processos são otimizados e diversas áreas são integradas; elas melhoram o ambiente de trabalho e até mesmo direcionam o planejamento estratégico para ser transformado junto com a cultura digital.

Essa visão resulta em uma empresa mais estratégica, focada em alcance e experiência do seu usuário. Além disso, os próprios colaboradores saem beneficiados — aumento de produtividade e maiores possibilidades de satisfação profissional. A Caiado Pneus é um exemplo de empresa que viu suas vendas crescerem rapidamente após o investimento em tecnologias digitais.

Quais são suas principais características e objetivos?

A facilidade de uma comunicação integrada — interna ou externa — é um dos principais motivos que atraem empreendedores a investirem cada vez mais em tecnologias que possam gerar bons frutos ao relacionamento entre equipes e até mesmo com clientes.

Outro resultado muito importante é a possibilidade de tomar decisões mais assertivas por meio de processos automatizados, que impactam negativamente os números do funil de vendas.

Outra característica comum é a reestruturação do modelo de negócio. A estrutura organizacional pode ser afetada para atingir resultados mais positivos e encantar seu público.

Não é nada assustador vermos empresas recuarem suas estratégias tradicionais e adentrarem em caminhos que, antigamente, seriam inimagináveis. Um grande exemplo disso é a diminuição de pontos físicos para ter maior atuação nas vendas digitais.

Por que é tão importante ser uma empresa digital?

Se hoje uma empresa não tem presença digital, é muito provável que ela esteja se preparando para isso com estratégias como o Inbound Marketing, por exemplo. Os números não mentem: em uma recente pesquisa anunciada no Content Trends de 2017, cerca de 71% das empresas brasileiras já participam digitalmente de alguma forma.

As tecnologias de uma empresa digital proporcionam maior competitividade, principalmente pela modernização dos processos, redução de custos e preferência do público-alvo.

Empresas quem não acompanham essas mudanças tendem a se tornar desatualizada e obsoletas, o que, para um cliente, pode ser facilmente perceptível e fazer com que ele migre para seu vizinho do lado.

Como se transformar digitalmente?

Garantir que sua empresa seja digital realmente é um grande desafio — principalmente para as pessoas que encabeçam essa mudança. Modelos tradicionais e robustos, resistência de presidentes e a falta de conhecimento sobre o assunto são grandes empecilhos para esses profissionais.

Confira algumas das principais práticas a serem tomadas para enfrentar os desafios e implementar, de uma vez por todas, a cultura digital. Confira!

Identifique gargalos

Os gargalos de produção e processos são problemas que uma empresa digital raramente encontra. Para que você possa se livrar deles, é necessário identificar quais são as causas dessas falhas. Contar com um especialista sobre o assunto torna esse processo não só muito mais fácil, mas muito mais assertivo.

Comunique-se internamente

Estejam preparados para ouvir todo o time de uma empresa. Muitas vezes, a comunicação interna favorece a melhoria de pontos que, até então, dificilmente seriam identificados por líderes que não vivem a rotina de uma empresa tão fortemente quanto outros colaboradores.

Para garantir esse resultado, é necessário contar com tecnologias que possibilitam um meio de comunicação mais fácil e acessível a todos.

Utilize ferramentas de automação

Atividades operacionais são vistas como um grande problema para empresas. Isso porque o tempo destinado aos trabalhos estratégicos tomam muito espaço por tarefas que facilmente poderiam ser automatizadas. Implante tecnologias e ferramentas que otimizem os indicadores de produtividade e que estejam alinhadas aos objetivos do negócio.

Ser digital é um longo caminho e ninguém pode mudar do dia para noite, até mesmo porque as tecnologias se reinventam todos os dias e facilmente podem se tornar ultrapassadas. É importante, por isso, investir em meios de acompanhar de perto todos os movimentos de seus consumidores.

Agora que você entendeu o que é uma empresa digital, que tal ajudar outras pessoas que podem ter a mesma dúvida? Compartilhe este post nos seus perfis nas redes sociais! Até logo!