VENHA SABER MAIS SOBRE COMUNICAÇÃO VISUAL!
Os termos MARCA, IDENTIDADE VISUAL e LOGOTIPO costumam causar certa confusão e saber a diferença entre eles pode te ajudar a descobrir do que seu negócio precisa. Bom, vamos direto ao ponto então!
O que é a marca?
É tudo o que a empresa faz, possui, oferece e é. Esse conjunto mostra a imagem corporativa em si do negócio, revelando sua personalidade e razão de ser.
E a identidade Visual?
São os diversos elementos que se relacionam com a essência da marca através de cores e formas gráficas, que podem ser aplicadas em vários suportes, online ou offline. Fazem parte da identidade visual:
- Logotipo ou Lettering;
- Materiais corporativos (site, blog, cartão de visita, etc);
- Produtos e embalagens;
- Uniforme, entre outros pontos de contato com o público.
E o tal do logotipo?
É o que identifica um produto ou negócio na sua forma mais simples. O logotipo é o contato inicial que as pessoas terão com a marca, por meio de um conjunto formado por letras e/ou símbolo.
Essa imagem não traduz necessariamente o que a empresa faz, mas sim o que há de mais especial e diferente na sua essência, com originalidade e de modo a tornar a marca reconhecível.
Para resumir:
Marca = Imagem corporativa e experiência que ela oferece com seus valores.
Identidade = Aspectos visuais que representam a marca de forma global.
Logotipo = Representação visual simplificada da marca, formada por um conjunto de letras e/ou símbolo.
E aí, você já sabia disso tudo? Conta pra gente nos comentários o que você achou!