Saiba fazer uso dos buscadores para divulgar seu negócio
SEM se trata de uma estratégia de marketing digital que faz uso da visibilidade dos buscadores para divulgar um negócio, um site etc. É conhecido também como Search Engine Marketing, ou ainda Marketing de Busca.
É momento de aprender mais uma métrica de grande importância no marketing digital. Falaremos de SEM (Search Engine Marketing). Mas você já ouviu sobre essa métrica? Sabe o que ela significa? Se não, então este texto foi feito para você!
Fazer um negócio prosperar em um mercado tão competitivo não é uma tarefa fácil. Com inúmeras marcas brigando pelos mesmos clientes, nunca foi tão necessário investir em publicidade online.
Portanto, entender o que é SEM é imprescindível para quem busca assegurar não só a sobrevivência de um negócio, mas também sua prosperidade. Continue acompanhando e saiba mais detalhes sobre o assunto. Boa leitura!
O que é SEM (Search Engine Marketing)?
SEM (Search Engine Marketing) significa, em português, algo como Marketing para Mecanismos de Buscas. Bom, podemos resumir o conceito afirmando que é todo o conjunto de estratégias e técnicas usadas para gerar mais visitantes dos mecanismos de busca para um site.
O SEM busca promover websites, aumentando consideravelmente sua visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Vale lembrar-se de que ele o faz por meio de duas estratégias: tráfego orgânico ou pesquisa paga.
Como fazer SEM?
Algumas práticas são indicadas em estratégias de SEM. Confira a seguir!
Utilizando links patrocinados
Para criar uma boa estratégia de links patrocinados, é preciso começar com uma ótima análise da sua marca ou do seu produto. Um dos grandes benefícios dos anúncios na internet é que eles permitem uma segmentação bastante detalhada do público.
Os links patrocinados possibilitam que você faça campanhas por um valor bem baixo. Então, caso não tenha muita segurança ainda, é recomendado começar com campanhas envolvendo um investimento menor e ir realizando testes sobre o que traz melhores resultados.
Usando SEO
O SEO (Search Engine Optimization) tem duas dimensões, conhecidas como On Page e Off Page. Confira o que cada uma delas significa!
SEO On Page
Estamos falando aqui sobre todas as técnicas aplicadas dentro da sua própria página ou do site. A produção de um bom conteúdo, a meta descrição do seu post, um site rápido e otimizado para diversas plataformas e a URL são alguns exemplos dessas ações.
SEO Off Page
No Off Page, todas as técnicas que estejam ligadas à relação do seu site com todo o ambiente da internet são aplicadas aqui. Essas ações são feitas fora do site. Confira algumas:
- link building – determinar uma rede de links internos entre as páginas do seu site acaba melhorando o rankeamento;
- guest posts – aqui são publicados conteúdos em sites e blogs de outras empresas, a fim de fortalecer os dois domínios;
- ações e campanhas de comarketing – como nos guest posts, o propósito aqui é fortalecer ambos os domínios, sendo possível lançar materiais ricos em conjunto com outra marca ou criar ações crossmedia.
Dessa forma, para obter sucesso com a estratégia, é importante seguir algumas boas práticas, tais como:
- usar o conceito de long tail, ou seja, cauda longa (palavras-chave específicas);
- jamais aproveitar de técnicas não indicadas – o famoso black hat –, pois isso significa títulos que não condizem com o conteúdo, práticas de repetição de palavras-chave etc.;
- colocar o usuário sempre em primeiro lugar e tentar solucionar seus problemas, não se esquecendo de que estratégias de SEM precisam sempre beneficiar o usuário.
Importância da métrica SEM
Saber o significado e a aplicação dessa métrica é um passo fundamental para quem deseja fazer carreira no campo do marketing ou para o empresário que quer divulgar a sua marca e os seus produtos ou serviços na internet.
Sobre a métrica SEM
Embora muitos não conheçam essa métrica (alguns até nunca ouviram falar nessa sigla), a estratégia SEM tem grande importância para o meio digital, e sua aplicação se dá nos mecanismos de busca. SEM é um conjunto de estratégias que têm a função de realizar a divulgação de sites nos mecanismos de busca, como o Google, de modo que essas páginas fiquem em destaque na página principal de busca.
Quais são os benefícios da utilização dessa estratégia?
Para que fique bem clara a importância desse método, trouxemos alguns benefícios que o SEM pode oferecer. Veja a seguir!
Utiliza mecanismos de busca
Tentar alavancar sua marca sem Search Engine Marketing é o mesmo que lançar um filme sem inserir qualquer trailer. Afinal de contas, atualmente, os mecanismos de busca são uma das fontes principais de informação a que o mundo todo recorre assim que tem alguma dúvida.
Facilita a criação de conteúdo
Um dos motivos pelos quais é preciso integrar o SEM em suas estratégias de marketing digital é que ele pode ser de grande ajuda para criar conteúdo para o seu site.
Garante legitimidade
Muitas pessoas não consideram que um negócio tenha legitimidade até aparecerem nos mecanismos de busca. Isso quer dizer que, se não está no Google, ele, de fato, não existe. Portanto, ser encontrado nos resultados da pesquisa vai garantir maior confiança e legitimidade para sua empresa.
Faz a divisão da métrica
O SEM é dividido entre SEO, que nada mais é do que a otimização para o site aparecer na busca orgânica (anúncios não pagos) e anúncios em links patrocinados, como o Google Adwords. Ambas as funcionalidades ficam posicionadas no topo da página de pesquisa, e geralmente esses são os anúncios que as pessoas mais acessam quando estão fazendo uma busca online.
Agora que você já sabe o que é SEM (Search Engine Marketing), já pode pensar nessa área ou como uma alternativa de carreira em marketing digital ou como uma estratégia de divulgação do seu negócio na internet. Com uma estratégia bem planejada e um propósito claro, o SEM pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para as campanhas de marketing digital.
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