Saiba mais sobre a importância do design thinking
Com as inovações tecnológicas e a concorrência acirrada, é interessante buscar conceitos e ideias que possam otimizar os processos produtivos e trazer benefícios para uma empresa. Nesse cenário, conhecer a importância do design thinking é fundamental.
O relacionamento com os consumidores contribui para a criação de produtos e serviços mais atraentes. Por isso, as empresas têm investido em estratégias que possibilitam o maior entendimento do perfil do cliente, facilitando a resolução dos problemas e a inovação.
Neste artigo, vamos descobrir o que é design thinking e qual a sua importância. Além disso, veremos como essa metodologia melhora a experiência do consumidor e conheceremos alguns benefícios que ela traz. Acompanhe a leitura!
O que é design thinking?
O design thinking não é uma metodologia, mas uma abordagem que contribui para resolver problemas com novas perspectivas, encontrar soluções e dar respostas colocando as pessoas no centro do processo. Ele é uma forma de desenvolver produtos e projetos baseados no pensamento do designer.
Essa abordagem é cada vez mais utilizada por empresas que precisam aperfeiçoar seus serviços de maneira simples, prática e planejada. Com esse objetivo, elas aproveitam as características de um profissional de designer, como sua forma de enxergar as coisas, seu potencial criativo e sua empatia, em todo o processo, e não apenas na criação de um só produto.
O objetivo principal é encontrar soluções criativas e inovadoras que possam satisfazer as necessidades dos clientes. Para alcançar essa meta, um dos pilares é ouvir o que eles têm a dizer, por isso, a aproximação com o consumidor é fundamental.
Essa aproximação pode ser feita, por exemplo, por meio de questionários e pesquisas de satisfação. Depois dessa etapa, é possível criar um perfil de comportamento dos consumidores que realmente identifique quem eles são, o que ajuda a desenvolver produtos e serviços eficientes.
Qual a importância do design thinking em produtos digitais?
Em um cenário no qual os clientes estão cada vez mais exigentes e impacientes, o design thinking pode ser a chave para melhorar essa relação e satisfazer o público. A utilização dessa abordagem para os produtos digitais é fundamental para otimizar a criação e a entrega deles.
À medida que a tecnologia avança, os consumidores esperam que os produtos acompanhem esse ritmo, portanto, é necessário estar alinhado à transformação digital. Para eles, não basta apenas um produto ou serviço de qualidade, é preciso que ele seja inovador e diferente.
Por meio das etapas do design thinking, os desenvolvedores de produtos digitais aumentam a sua percepção dos problemas e, assim, crescem as possibilidades de encontrar soluções inovadoras.
Como essa abordagem melhora a experiência do consumidor?
Por buscar entender quais são os problemas e anseios de cada cliente, o design thinking colabora de maneira eficiente para a melhoria da experiência do consumidor. Essas informações contribuem para que a criação e o desenvolvimento do produto ou serviço sejam mais competentes.
Nenhum cliente gosta de um produto ou serviço que não se esforce para trazer o que ele espera. Os indivíduos desejam que as próprias empresas entendam seus gostos e facilitem o processo de escolha, deixando-os responsáveis apenas pelo consumo.
Ao se colocar no lugar do consumidor, a empresa descobre falhas e otimizações que necessitam ser feitas. Uma experiência interessante é aplicar a técnica de cliente oculto, pedindo a alguém faça o papel de um consumidor interessado. Ao fazer esse atendimento, você perceberá o que está sendo feito de errado e como agir para facilitar o processo.
Empresas que utilizam o design thinking
Para oferecer um serviço ou produto que atinja as necessidades do cliente, é preciso primeiramente conhecê-lo. Por isso, empresas de ramos e tamanhos diferentes utilizam o design thinking para se manterem competitivas no mercado, atraindo e fidelizando mais consumidores. Confira alguns exemplos!
Totvs
A Totvs atua no ramo de produção de softwares e aplicativos para outras empresas. Ao notar o rápido avanço da tecnologia e o aumento da utilização dos dispositivos móveis, ela precisou tornar os seus produtos mais “amigáveis” para esses ambientes. Usar o design thinking foi a estratégia escolhida, o que contribuiu para evitar retrabalhos e otimizar o tempo de produção do software.
Netflix
A Netflix procura compreender os padrões de consumo antes de lançar algum novo filme ou série, por meio da pesquisa de conteúdo. Dessa maneira, a empresa garante que o seu catálogo esteja sempre próximo e adaptado àquilo que o cliente procura. Esse algoritmo é um exemplo claro de um processo de design thinking
Quais são os benefícios da aplicação do design thinking?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de investir no design thinking, vamos ver alguns benefícios que ele proporciona. Confira!
Incentiva a criatividade
A criatividade é uma característica que também pode ser desenvolvida. O design thinking tem recursos que a incentivam por meio da sua estruturação, ferramentas e dinâmica. Ter a possibilidade de criar algo é o caminho para soluções eficientes e inovadoras.
Estimula a empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir o mesmo que ele e desejar da mesma maneira. A solução de problemas por essa abordagem parte desse princípio. Dessa forma, é possível adquirir um olhar empático e multifocal em torno das soluções.
Oferece respostas
Com o estímulo a diferentes estados mentais, o design thinking contribui para a resolução dos problemas. Utilizando critérios práticos, é possível testar alternativas diferentes, até chegar àquela que mais traz vantagens.
Tem ótimo custo-benefício
Essa é uma estratégia simples de ser implementada, não trazendo praticamente nenhum custo ao negócio. O maior desafio está na mudança de mentalidade dos colaboradores, que precisam se adaptar à nova cultura organizacional para que os resultados esperados sejam alcançados.
Neste artigo, percebemos a importância do design thinking para um processo de inovação nas empresas. Utilizando essa abordagem, é possível conseguir produtos e serviços que atendam as vontades e resolvam os problemas dos consumidores. Dessa maneira, a marca consegue ser mais relevante e ter uma aceitação maior do público.
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