Saiba como a tecnologia transforma o relacionamento com o cliente
A transformação digital não conhece fronteiras, já que pode trazer benefícios para inúmeros aspectos dos negócios. Um deles é o relacionamento com o cliente, cujo aprimoramento deve ser a prioridade em qualquer empresa que deseje conquistar a fidelidade dessas pessoas.
Com cada vez mais concorrência pela preferência do público, é bastante estratégico contar com esforços concentrados em aprimorar o relacionamento com o cliente. Isso envolve atendê-lo melhor, oferecer os serviços certos, personalizar o contato, entre outras coisas.
Para isso, é necessário ficar de olho nas principais tendências e novidades dessa área. Veja, a seguir, alguns exemplos de como usar a tecnologia para transformar o relacionamento com o cliente!
Machine learning
O conceito de machine learning envolve permitir que as máquinas possam “aprender” a partir de informações e estímulos detectados por elas. Essa ideia pode ser aplicada atualmente para trabalhar com sistemas capazes de detectar padrões e agir de forma inteligente.
Existem inúmeras aplicações para o machine learning, especialmente no relacionamento com o cliente. Um algoritmo como esse pode ser capaz de antecipar as escolhas do seu público a partir das ações anteriores dele e, assim, aumentar o seu potencial de sucesso comercial.
Chatbots
Pode parecer paradoxal, mas usar um robô que responde mensagens pode aprimorar bastante o seu relacionamento com o cliente. Isso porque permite oferecer soluções quase instantâneas ao seu público enquanto libera a sua equipe de pessoas de carne e osso para lidar com casos mais especiais.
Chatbots podem ser totalmente configurados para trabalhar com os serviços da sua empresa e até utilizar uma linguagem específica da sua marca. Além disso, podem ser usados nos principais aplicativos de mensagens da atualidade e também no seu site.
Big Data
Aprender mais a respeito do perfil e das necessidades do seu público é fundamental para melhorar o seu relacionamento com ele. A tendência do Big Data não se refere exatamente a isso, mas sim em captar um grande volume de dados e saber como extrair diagnósticos estratégicos a partir deles.
Ou seja, é um trabalho que requer muita ajuda dos sistemas certos para captar esses indicadores para que, em paralelo, você faça análises estratégicas a partir deles.
Suporte omnichannel
Não faz sentido tratar cada canal de atendimento da sua empresa como algo separado. Ao trabalhar com suporte omnichannel, tudo fica unificado, o que aprimora substancialmente a experiência do seu cliente.
Por exemplo, alguém que inicia um contato via mensagem direta no Twitter pode finalizar o atendimento por telefone sem que seja necessário repetir todas as informações ao atendente. Isso será determinante para uma solução mais rápida e eficaz.
Realidade aumentada
Para proporcionar uma experiência mais imersiva em seu negócio para o relacionamento com o cliente, é possível usar a realidade aumentada. Munido de um smartphone, o seu público poderá enxergar intervenções digitais suas no mundo real.
É o caso, por exemplo, de permitir que seu cliente aponte a câmera do celular para uma peça de roupa e, assim, obtenha informações sobre preço, cores disponíveis e até visualizá-la em um manequim virtual.
Como já ficou nítido, a transformação digital é fundamental para o relacionamento com o cliente. Mantenha a sua empresa em plena evolução ao olhar constantemente para a inovação como parte integrante dos seus processos.
Quer uma ajuda nisso? Conte com uma parceira capaz de se adaptar a essa nova realidade e melhorar a sua comunicação com seus clientes e seus resultados comerciais. Entre em contato conosco!