ROI
O investimento em estratégias de marketing é um fator indispensável pra quem quer fazer a sua empresa se destacar no mercado. Devido a isto, hoje estamos trazendo mais um ótimo conteúdo para que você possa aplica-lo em seu negócio.
O que é ROI?
Hoje falaremos da métrica ROI. Essa sigla vem do Inglês return on investment e significa retorno sobre o investimento. Trata-se de uma métrica muito utilizada para analisar quais são os investimentos que mais trouxeram retorno financeiro para a empresa, e quais não.
Importância do ROI
O ROI é uma ótima métrica para analisar do desenvolvimento financeiro da empresa, pois possibilita uma visão de quais investimentos valem a pena e de quanto tempo foi necessário para obter aquele retorno. Outro fator, é de que quando algum investidor analisa uma empresa, o valor do ROI é uma informação que é apurada, pois saber quanto a empresa lucra é um dado fundamental para que ela possa receber investimentos de terceiros ou não. Por último, com os valores do ROI a empresa também tem a possibilidade de fazer o planejamento de seus investimentos, pois, já terá um banco de informações sobre os prazos e valores das ações que já produziu.
Como Calcular o ROI
O cálculo do Roi é bem simples e útil de se fazer. Para calcular, vamos inicialmente incluir todos os valores das ações que a empresa realizou em certo período. Esses valores estão relacionado aos gastos em mídia paga, treinamentos, novas estratégias de retenção de clientes e etc, junto aos valores dos gastos fixos da empresa, como telefone, aluguel e outros. Somado esses valores temos o que chamamos de custo. O valor do custo será subtraído pelo valor do lucro que a empresa obteve naquele mesmo período. Com esse valor em mãos, dividiremos o resultado pelo valor do custo novamente. Por fim, multiplique esse número por 100 e terá o valor do ROI em porcentagem.
Exemplo: Uma empresa faturou 35.000 mil reais e seu custo foi de 10.000 mil reais. Subtrairemos o valor do lucro pelo do custo, ou seja 35.000 menos 10.000. Temos então o valor de 25.000 reais. Pegamos esse resultado e dividiremos novamente pelo valor do custo. Chegamos então ao valor de 2,5. Por fim, multiplicamos esse valor por 100 para obter o valor do ROI que nesse caso é de: 250%. Ou seja, para cada 1 real investido, se obteve R$2,50 de lucro.
35.000 – 10.000 / 10.000 x 100: 250
Analisando os resultados
Partimos do princípio de que quem obtiver o ROI acima dr zero já está no lucro, porém é necessário analisar outra variável, o tempo. O que determina se o valor do ROI é bom ou ruim, será o tempo que foi necessário para obter aquele resultado.
Se o ROI é de 7% ao dia, você está fazendo um bom trabalho, porém, se o ROI for de 7% ao ano, não temos aqui um resultado positivo, pois temos que acrescentar todas as taxas, inflações e impostos que ocorreram durante este período. Ou seja, realize essa analise periocamente e verás quais são as melhores ações para investir em seu negócio.
Agora que você já sabe o que é ROI, que tal aprender mais sobre outras métricas do mundo do Marketing Digital? Aqui em nosso blog temos muito conteúdo de primeira para você conhecer. Confere aí!