Porque é tão importante cuidar da imagem corporativa da sua empresa ?
Processos, bons produtos e um até um bom atendimento será “em vão” se a sua empresa não tiver uma boa imagem corporativa. Mas afinal, qual é o conceito de imagem corporativa e por que ela é tão importante? Confira agora nesse post que preparamos para você!
O que é imagem corporativa?
A noção de imagem corporativa está vinculada com a representação e com uma figura que identifica a empresa. Podemos dizer que é a definição de como uma empresa é percebida, ao contrário da identidade corporativa, que vai definir de fato quem a empresa é.
Essa imagem é composta por vários elementos que irão descrever quem é a empresa.
Espera-se então que as pessoas, ao observarem estas imagens que representam a empresa, ou quando ouvirem o nome dela, pensem nela imediatamente. Assim, a imagem de uma empresa está baseada em transmitir ideias e valores para ganhar confiança dos consumidores e para ficarem registradas na mente das pessoas como sendo a representação visual de derivada empresa.
Listamos a seguir, alguns recursos que podem auxiliar na formação de uma imagem corporativa consistente:
Nome da empresa
O nome de uma empresa significa sua marca de apresentação. Os profissionais do marketing tentam criar nomes adequados que sejam fáceis de lembrar, sugestivos, sonoros e que representem a entidade.
Logo
A criação de logotipos é um item de grande importância, pois é o elemento que identifica a marca. Neste sentido, deve-se levar em conta que o logotipo está sempre presente nos cartazes, anúncios, placas ou em qualquer tipo de suporte como na roupa dos colaboradores.
Identidade visual
Toda empresa precisa ter sua própria personalidade e consequentemente uma identidade. Entre a marca, as cores e a tipografia, deve haver uma coerência. O mesmo conceito deve ser transmitido por cada recurso. A identidade corporativa é importante pois estabelece a maneira de simplificar uma mensagem, ou seja, trata-se de transmitir algo da melhor forma possível a partir dos elementos mais adequados.
Planejamento
Uma boa imagem corporativa não nasce de um dia para o outro, é construída! Para isso é necessário muito planejamento. É fundamental que os responsáveis por essa questão estejam sempre atentos ao modo como a empresa tem sido vista pela sociedade, pelos formadores de opinião e pelos seus próprios funcionários. Com ações de marketing, por exemplo, a companhia consegue aumentar sua participação no mercado, dando mais visibilidade aos seus serviços e aos seus produtos.
Redes sociais
Uma das formas de se sustentar uma imagem é cuidando dos pontos visuais. Ter um perfil bem cuidado nas redes socais com assuntos relevantes a sua marca, além de um entrosamento com os visitantes, pode gerar muitos negócios, engajamento do cliente com a marca e parcerias estratégicas. Isso reflete diretamente no valor percebido do produto ou serviço, aumentando o desejo pela marca e convertendo em vendas e mais lucros.
Qualidade do conteúdo
Ter atenção à qualidade do conteúdo também é essencial. A assessoria de imprensa digital oferece diversas possibilidades às empresas, a fim de garantir bons resultados, como a conquista de novos consumidores para a marca. Um dos meios de divulgação da imagem empresarial que os profissionais da comunicação têm como alternativa é a produção de conteúdo. Seja para mídias sociais ou artigo para blog, existem diversas maneiras de garantir visibilidade para a marca.
Relacionamento que gere valor
Para que as estratégias de marketing tenham grande êxito, é necessário se criar um relacionamento que gere juízo de valor para a construção de uma imagem corporativa sólida junto ao público. Outros pontos como a credibilidade, a qualidade de produtos ou serviços e a responsabilidade social, também são relevantes para essa formação.
Mensuração de Dados
Um último ponto a ser discutido para a manutenção da imagem corporativa é a mensuração dos resultados. Esse ponto nada mais é que a análise do que foi conquistado através das estratégias executadas. Não é nada fácil fazer isso sem conhecimento técnico, já que é preciso saber como analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa. Sendo assim, o auxílio de uma assessoria digital é mais uma vez bem-vinda.
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