Listas de e-mails compradas: entenda por que não é uma boa ideia!
É comum desejar todos os dias que a sua audiência cresça cada vez mais — uma forma de atingir mais gente e aumentar o potencial de vendas do seu negócio. Por conta disso, é grande a tentação de comprar lista de e-mail, uma oferta bastante fácil de achar na internet e que promete crescimento instantâneo.
No entanto, isso é uma ilusão. Os contatos que virão nesse pacote nunca se inscreveram para receber novidades a respeito da sua marca, então a identificação deles com o conteúdo será praticamente nula. É um impulso no tamanho da audiência que não vai converter em vendas reais.
Esse cenário faz com que comprar lista de e-mail seja algo que não gera retorno para a sua empresa. E pior: pode prejudicar as iniciativas legítimas dela.
Veja a seguir os principais motivos para não comprar lista de e-mail para a sua marca:
Classifica seu conteúdo como spam
Quem envia e-mails para um público que nunca se inscreveu para recebê-lo é classificado como spammer. Além de ser algo que pode danificar a reputação da sua empresa, é um problema sério que é combatido pelos principais provedores de e-mail do mundo. Portanto, os seus envios podem passar a ser bloqueados, prejudicando seriamente o seu alcance futuro.
Não gera resultados de verdade
Pense bem em quais são os seus objetivos ao trabalhar com e-mail marketing. Certamente é impactar um público que possa se interessar pelos seus produtos, certo? No entanto, ao comprar lista de e-mail você trará uma audiência que não tem identificação com a sua marca. O marketing deve sempre ser direcionado a quem tem perfil para virar cliente.
Possui contatos de má qualidade
Em geral, ao comprar lista de e-mail você receberá contatos que, na maioria das vezes, nem existem mais ou são inválidos. Essa é uma tática comum dos vendedores desses pacotes para inflar seus números. Além de não gerar bons resultados, é uma ilusão achar que o seu alcance vai aumentar.
Prejudica a sua reputação
Em tempos de concorrência crescente, a sua marca pode sofrer um duro golpe em sua reputação e ficar bastante difícil recuperar a confiança do público caso seja classificada como spammer.
Por melhor que seja o seu conteúdo, ele somente vai funcionar para quem realmente tem interesse na sua empresa. Em vez de correr esse risco, prefira construir a sua lista de maneira orgânica.
Não gera um ROI adequado
Você provavelmente não acha que faz sentido investir em algo que não dá retorno. Esse é o caso de comprar lista de e-mail. Trata-se de um investimento muitas vezes caro e que não vai trazer o que você deseja — além de prejudicar as ações futuras da sua marca. Em qualquer conta simples de ROI fica nítido que isso é um mau negócio.
Já ficou bastante claro como comprar lista de e-mail é um tiro no pé para a estratégia da sua marca, não é? Se a sua base de contatos está pequena, dedique esforços legítimos para aumentá-la, como investir na divulgação do conteúdo, inserir chamadas no seu site e nas redes sociais, entre outros. Não caia na tentação de um crescimento rápido que não gera resultados concretos.
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