KPI
Quando falamos de empresas que estão obtendo resultados positivos, podemos logo analisar que nelas os KPIs estão sendo aplicados de maneira correta. Mas afinal, o que é KPI? Continue lendo e descubra porquê ele é tão importante para sua empresa!
O QUE SÃO KPIS?
KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma maneira de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente cumprindo os objetivos propostos pela organização ou não.
Diferentemente da métrica que é um indicador que mostra um determinado comportamento do usuário no site , o KPI é indicador criado a partir das métricas e tenta explicar matematicamente o alcance de um determinado objetivo traçado.
Ou seja, enquanto a métrica é uma forma mais bruta de indicador e que geralmente não está ligada à nenhuma taxa de conversão, os kpis estão ligados à determinadas metas de conversão que vão indicar o desempenho do negócio.
COMO INSERIR OS KPIS EM MINHA EMPRESA?
Definir os KPIS é o primeiro passo após a escolha de seus objetivos, pois os dois estão diretamente relacionados. Ele pode se apresentar em forma de numeral ou percentual e irá auxilia-lo na tomada de decisões da sua empresa.
COMO ESCOLHER BONS KPIS?
Na hora de escolher o KPI, alguns pontos são importantes para se designar um bom indicador chave. Primeiramente, o KPI deve ser simples de entender para que seja possível compartilha-lo com toda a equipe. Ele também deve ser de fácil mensuração e relevante e ser periódico.
Classificação dos KPI’s:
• Primários: São os indicadores chaves de performasse que os seus diretores querem ver. Eles são os principais para o seu objetivo e indicam
se a empresa está lucrando. Exemplos: Leads, tráfego , custo de aquisição por lead, taxa de conversão, entre outros.
• Secundários: São aqueles que são passados aos gerentes. Eles precisam justificar os KPI’s primários, explicando como os resultados estão
sendo atingidos. Alguns dos KPI’s secundários: Custo por visitante, visitas recorrentes no blog, origem do tráfego etc.
• KPI’s Práticos: Aqui se apresenta os KPIs mais detalhados que vão analisar o usuário e seu comportamento. São eles: Tráfego, palavras
chaves mais pesquisadas, interações sociais, pageviews etc.
Agora que você já sabe o que são Kpis, o que acha de implantar essa metodologia em sua empresa?
Quer saber mais? Continue acompanhando em nosso blog conteúdos exclusivos para você aplicar em seu negócio!