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Funil de vendas: qual o tipo ideal de conteúdo para cada etapa?

Funil de vendas: qual o tipo ideal de conteúdo para cada etapa?

Desenvolver o tipo de conteúdo correto para cada fatia do seu público é essencial para os seus bons resultados. Felizmente, é possível contar com um conceito que facilita em muito o planejamento de tudo isso: o funil de vendas.

Trata-se de um mecanismo bastante estratégico para ajudar você a planejar suas ações de marketing. É um jeito de dividir o seu público em três, baseando-se no grau de interesse que ele tem na sua solução e o quão próximo está de decidir pelo seu produto.

Dessa forma, cada etapa do funil de vendas pede um tipo de conteúdo diferente para atrair o público. Como o propósito dessas divisões é garantir a melhor abordagem para cada fase, você não pode errar nesse processo.

Confira a seguir cada uma das etapas do funil de vendas e os tipos de conteúdo que costumam funcionar melhor neles:

Topo de funil

Nessa etapa do funil de vendas, você ainda não tem certeza de que o seu visitante tem o perfil para se tornar um lead ou um cliente. Portanto, o seu conteúdo deve ser mais abrangente, de forma que você consiga atingir uma quantidade maior de pessoas e, assim, direcioná-las para as próximas etapas.

Prefira criar um material focado em explicar ideias, que tirem dúvidas comuns e descompliquem conceitos relacionados à área de atuação da sua empresa. Você precisa colocar informação em primeiro lugar, já que somente depois será a hora de destacar seus produtos de forma mais específica.

Meio de funil

Após consumir o conteúdo que precisam com regularidade, seus visitantes passam a confiar mais na sua empresa e se transformam em leads. Isso significa que você pode aproximá-los de uma solução mais prática com o seu conteúdo: experimente desenvolver materiais como e-books, infográficos e vídeos.

Nesse momento, você pode começar a impactar o seu público com maior frequência, preferencialmente usando métodos de automação de marketing. Ao levar em conta as necessidades das personas, você deve oferecer um conteúdo direcionado, que gere ainda mais interesse nelas.

Fundo de funil

É nesse estágio do funil de vendas em que se encontram seus leads mais promissores, aqueles legitimamente interessados em uma solução como a oferecida pela sua empresa. Então, é a hora de entregar recursos realmente valiosos a essas pessoas que tenham ligação com seu produto. Que tal um “free trial” do seu serviço?

Considere quais são as necessidades das suas personas e quais motivos as levaram até esse estágio do funil de vendas. Agora é o momento de implementar Call to Action (CTAs) eficazes, que utilizem o interesse do público em sua solução para direcioná-lo até as ofertas certas.

Tudo pronto para começar a desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo focada no funil de vendas? Lembre-se de que cada um dos estágios reflete as necessidades das personas, então, a melhor abordagem para eles vai depender do que você sabe a respeito do público que pretende atingir. Faça testes, analise resultados e pesquise tendências que sejam vantajosas para a sua campanha.

Quer ajuda nesse trabalho? Conte com uma parceria que vai contribuir para os seus bons retornos. Entre em contato conosco pelo site!