Entenda como a internet das coisas está mudando o nosso dia a dia
O progresso tecnológico dos últimos anos vem trazendo possibilidades cada vez mais inovadoras em diversos âmbitos. Você já ouviu falar sobre as aplicações da internet das coisas?
O termo é usado para se referir a objetos que são capazes de se conectar à internet para enviar e receber dados. Até a popularização deles, costumávamos associar essas capacidades apenas a computadores e poucos dispositivos móveis, como os celulares.
Com a internet das coisas é possível contar com muito mais capacidades a partir de todo tipo de aparelho. Tendo esse potencial em mente, resta voltar o olhar para exemplos de aplicações dessa tecnologia no cotidiano.
Veja agora as principais transformações e mudanças que a internet das coisas está provocando no dia a dia.
Aumento das possibilidades dos apps
Aplicativos móveis costumam se alimentar de dados vindos da internet ou gerados por si próprios. No entanto, com a difusão da internet das coisas, podem surgir cada vez mais novas fontes para essas consultas.
É possível, por exemplo, contar com um app capaz não só de monitorar a temperatura dos ambientes da sua casa, como também de configurar o nível do termostato. Tal recurso era impensável antes da era da internet das coisas.
Acesso a dados ricos
Já se foi o tempo em que contávamos apenas com dados estratégicos presentes em uma planilha cheia de linhas e colunas. Com a tendência do Big Data aliada à internet das coisas, é possível captar muito mais informações em diversos contextos.
Por exemplo, uma loja física pode monitorar os hábitos dos seus frequentadores igual um e-commerce consegue fazer usando chips que se comunicam com os smartphones das pessoas.
Aprimoramentos na infraestrutura pública
A tecnologia é uma poderosa aliada das pessoas, ainda mais quando usada pela administração pública para melhorar o dia a dia das cidades. Felizmente, a internet das coisas traz uma série de novas possibilidades nesse sentido.
Um exemplo é poder monitorar o nível de poluição atmosférica para prever valores e tomar decisões estratégicas a partir de tendências extraídas dessas análises.
Publicidade mais inteligente
A publicidade também pode aproveitar uma série de novas possibilidades a partir da internet das coisas. Isso se dá principalmente por meio da comunicação dos smartphones das pessoas com aparelhos inteligentes instalados pelas empresas.
O geomarketing é um exemplo bastante nítido. A partir desse conceito é possível anunciar produtos e serviços para pessoas que passaram por determinados locais do mundo físico.
Monitoramento de transportes
Em diversos segmentos, o acompanhamento logístico em tempo real pode representar um divisor de águas para a produtividade. Acompanhar carregamentos que chegam e vão em um mapa é uma realidade graças à internet das coisas.
Aliás, é possível combinar essa ideia com machine learning e outras tendências para traçar rotas otimizadas considerando o histórico delas e os dados de trânsito. Isso representará um ganho substancial de eficiência para as empresas.
Essas são apenas algumas das várias possibilidades que passaram a se tornar rotina com a popularização da internet das coisas. A tendência é que essa conectividade melhore ainda mais com a difusão da internet 5G, que trará mais velocidade e qualidade de sinal aos aparelhos.
Curtiu este artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus contatos também aproveitem essas informações.