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Entenda a importância do SEO local para pequenas e médias empresas

Entenda a importância do SEO local para pequenas e médias empresas

Em tempos que o Google é sinônimo de repositório de conhecimento universal e de soluções para a maioria das pessoas, fazer com que a sua empresa esteja bem posicionada nos resultados de busca é uma estratégia praticamente obrigatória. Isso pode ser feito por meio de SEO e, mais especificamente, de SEO local.

Mas vamos por partes: o que é SEO, afinal? Essa sigla significa, em inglês, “Search Engine Optimization”, ou “otimização para mecanismos de busca. Trata-se de uma série de estratégias, ferramentas e boas práticas que faz parte do marketing digital e visa tornar as páginas de seu site mais “amigáveis” aos olhos do Google, fazendo-as ganhar pontos e se posicionar melhor nos resultados das buscas que as pessoas fazem.

Por exemplo, se você tem um e-commerce que vende artigos para pets, pode trabalhar as páginas do site que vendem ração para gatos de forma a posicioná-las melhor nos resultados das buscas pelo termo “ração para gatos” no Google. Nesse exemplo genérico, qualquer pessoa de qualquer parte do país e do mundo poderia encontrar a sua loja online. Mas com o SEO local é possível focar essas estratégias em locais específicos — sua cidade ou o seu bairro, por exemplo.

Essa é a estratégia ideal caso você tenha um negócio de grande apelo local e você queira atingir principalmente o público mais próximo que busca pelos seus serviços e produtos no Google.

SEO local: como fazer?

Como já pontuamos, a principal característica que difere o SEO local do tradicional é seu caráter de restrição geográfica, atuando assim em uma região específica do globo.

Sendo assim, o próprio Google oferece uma ferramenta bastante útil para empreendedores que querem trabalhar o SEO local de forma eficiente: o Google Meu Negócio. Trata-se de uma plataforma na qual o dono de um negócio local pode fazer um cadastro, que se transforma em uma poderosa ferramenta de divulgação.

Uma vez feito o cadastro e preenchidos todos os campos (é importante manter tudo bem atualizado, inclusive com fotos), o negócio passa a integrar os serviços do Google, como o Maps e Google+, além de ganhar pontos na busca orgânica local — essa, aliás, é uma grande vantagem: nos resultados, seu negócio pode aparecer com fotos, informações de contato, horário de funcionamento e até comentários de clientes.

Trabalhar as redes sociais

Outra ferramenta poderosa para a divulgação de negócios locais são as redes sociais, como Facebook e Instagram. Ali, na sua rede de amigos e “curtidores”, estão as pessoas próximas, moradores do entorno de sua empresa, que provavelmente mais se interessariam pelo seu negócio e pelo que você tem a dizer.

Nesse sentido, é praticamente obrigatório que você crie e mantenha uma página do seu negócio dentro do Facebook, e que ela esteja sempre atualizada, compartilhando seus produtos, serviços e conteúdo relevante que você produz. Não se esqueça de publicar seu endereço e atender muito bem os seus clientes pelas redes sociais!

Ranquear melhor para vender mais!

É claro que, quanto mais bem ranqueado o site do seu negócio estiver nos resultados das buscas no Google, melhores e maiores são as chances de você conseguir clientes locais e qualificados — e, por consequência, vender mais!

Esperamos que você tenha aproveitado bem nossas dicas sobre SEO local e que consiga aplicá-las ao seu negócio. Que tal agora continuar ampliando seus conhecimentos e assinar a nossa newsletter?

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