Descubra o que é brand lift e saiba como monitorá-lo
Se você já acompanha este blog há algum tempo, sabe que somos enfáticos ao abordar a importância das métricas para o marketing digital.
Para exemplificar essa importância, neste artigo vamos explicar o que é brand lift e como esse conceito originário da publicidade se relaciona com o sucesso das suas campanhas.
Leia até o fim e saiba o que é brand lift, como funciona, como monitorar essa métrica e os benefícios que ele pode trazer para a sua marca na internet e fora dela! Boa leitura!
O que é brand lift?
O brand lift mede o grau ou nível de interação entre uma marca e seus consumidores. Explicado dessa forma, pode parecer algo subjetivo, mas fica mais fácil entender sua aplicação quando pensamos que ele é calculado a partir do desempenho de campanhas específicas, e não do marketing em geral.
Assim, basicamente, o que você quer é saber se, depois de determinado esforço de um conjunto de anúncios ou outras ações, seu público-alvo se mostrou mais ciente da existência da sua marca e do que ela vende, assim como inclinado a comprar.
Como fazer o monitoramento e quais métricas utilizar?
Qual é a maneira certa de implementar o brand lift como procedimento na sua empresa? É possível verificar a eficiência das campanhas por meio dele de maneira fácil e consistente?
Abaixo, elegemos algumas métricas cujo aumento significativo atestam o sucesso de campanhas de brand lift.
Invista no reconhecimento de marca
As pessoas estão acostumadas a se envolver com certas marcas, ao passo que têm resistência a outras. Isso depende de diversos fatores, desde o segmento em que essas marcas atuam até certos posicionamentos políticos e ideológicos, passando por qual impressão a empresa quer transmitir.
É fácil saber quando alguém ama ou odeia uma marca, mas como transformar isso em números? A maneira mais comum é realizando pesquisas.
Faça um plano de mídia
Se você tem um público-alvo bem definido, deve saber quais tipo de informações ele consome. Saber isso dá pistas de quais canais de comunicação são mais efetivos.
Pense nas redes sociais, por exemplo. Publicações no Instagram tendem a se fazer presentes entre pessoas mais jovens, enquanto os usuários do Facebook são, em geral, mais velhos. O YouTube, por sua vez, é acessado por gente de quase todas as idades.
Apelo
Campanhas publicitárias e de marketing podem se tornar um tiro que sai pela culatra. O apelo é como (em termos positivos ou negativos) o seu público recebe a sua mensagem.
Temas polêmicos costumam dar os melhores resultados, mas também os piores. E saber que esses extremos existem ajuda a se precaver de problemas na comunicação com potenciais clientes.
Intenção de compra
As pessoas podem achar suas campanhas divertidas, instrutivas, interessantes e inovadoras. No entanto, isso não significa que elas vão terminar de assistir com a intenção real de compra ou contratação dos seus produtos ou serviços.
Como avaliar o brand lift da sua marca?
Depois de planejada e executada uma campanha, como você pode ficar sabendo se ela mudou ou não aquilo que o consumidor pensa da sua marca? A maneira mais comum de se chegar a essas conclusões é por meio de pesquisas.
Em geral, são compostas duas amostragens: uma que foi submetida aos anúncios e outra que não foi. Se a quantidade de pessoas de cada amostragem for a mesma, é possível ter uma resposta bem aproximada de quanto essa campanha se fez sentir.
Você pode utilizar o método NPS, também conhecido como Net Promoter Score, famoso pela sua simplicidade. Ele consiste em uma única pergunta: “de 0 a 10, quais são as chances de você recomendar nossa empresa para um amigo?”
Como dissemos, quem acompanha este blog já sabe qual é a melhor maneira de atingir seus objetivos de marketing digital e, por conseguinte, de gestão: medir os resultados de cada ação e intervir nas estratégias com base nesses dados.
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