Contratar uma agência com cultura na gestão de projetos: por quê?
Giovana é brasileira, mas está na Austrália trabalhando. Ao contrário do que muitos poderiam pensar, ela não foi transferida de país por trabalhar em uma multinacional. Amanhã, ela pode estar na Nova Zelândia e continuar os trabalhos de lá. Essa é a nova realidade de muitos profissionais, que por consequência da chegada da internet e das mídias sociais, não possuem mais a necessidade de um local fixo para desempenhar suas funções, desde que haja uma boa conexão.
Recentemente, a revista Exame publicou uma matéria em que noticiava que a dona da maior plataforma de blogs do mundo, o Wordpress, havia anunciado o fechamento das portas do seu lindo escritório em São Francisco, na Califórnia. Muitos imaginaram que isso significaria o fim da empresa, porém o que aconteceu foi que ela adotou a prática do home office ao extremo, depois de perceber que dos seus 30 funcionários, apenas 5 frequentavam o local diariamente.
Ou seja, a internet e as mídias sociais têm configurado uma mudança tão significativa no modo de se relacionar, que acabou afetando inevitavelmente as estruturas das organizações e a prática de gestão de pessoas e projetos. Estamos em um mundo novo de interatividade e envolvimento e isso deve ser levado em conta no momento de contratar uma agência para lhe atender. Separamos, abaixo, 4 razões que reforçam esse ponto. Fique de olho:
Tomada de decisões mais embasadas
Ao contrário do modelo tradicional das agências, a cultura de gestão de projetos possibilita que a ação de toda equipe seja focada em planejamentos estratégicos pontuais. Por exemplo, no âmbito do marketing digital, a equipe desenvolve campanhas isoladas com foco em determinado objetivo, como branding, com data de início e de término.
Isso traz uma enorme vantagem em relação a uma manutenção recorrente, de modo operacional, como é feito pela maioria das agências, pois possibilita a análise mais minuciosa a respeito daquele tipo específico de estratégia. Ao fim de cada campanha, feito todo o balanço do que funcionou e do que não, ficará bem mais fácil achar a fórmula certa para a próxima tarefa.
Menores riscos
Sabemos que os riscos de um negócio vêm de vários lados: financeiro, má gestão de recursos humanos, má gestão estratégica etc. Por isso, trabalhar com projetos é mais vantajoso na medida em que você consegue fazer estancar de forma precisa os investimentos em campanhas que dão pouco ou nenhum retorno.
Melhor aproveitamento dos recursos
Tendo os dois pontos anteriores bem resolvidos, consequentemente chegaremos em um melhor aproveitamento de recursos. Vamos pensar que a sua empresa possui um site institucional e que vocês investem mensalmente uma determinada quantia em anúncios do Google.
Você e seus gestores não sabem exatamente como fazer, mas sabem que ter um site é importante. Mas será que é preciso mesmo investir diretamente em anúncios pagos? Quanto de recurso e tempo está sendo desperdiçado nessa estratégia?
Se você possui os dados das campanhas anteriores e percebe que esse recurso está sendo direcionado para uma estratégia errada, certamente o seu risco ficará menor. Com uma boa análise, é possível perceber se esse dinheiro deve ser aplicado em anúncios pagos ou em marketing de conteúdo, por exemplo.
Ativação do sucesso repetitivo
Após a boa gestão das etapas anteriores e colhidos os dados necessários, a sua administração ficará mais fácil, de forma que aprendido o melhor caminho, você precisará apenas reiniciá-lo quantas vezes for necessário para continuar tendo sucesso.
A gestão de projetos na comunicação faz com que você identifique melhor os pontos fracos em suas estratégias, corrija-os de maneira rápida e eficaz e, por fim, aprendida a melhor estratégia, possa manter sua marca forte.
Gostou de saber a diferença em contratar uma agência tradicional para uma com a cultura de projetos? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba todos os detalhes de como atingir as melhores estratégias em comunicação!