Como medir o tráfego do meu site?
O marketing digital tornou-se uma das ferramentas mais promissoras para engajar o público-alvo no meio virtual. Não só isso: a estratégia do inbound marketing revolucionou o modo como empresas e clientes relacionam-se, favorecendo o compartilhamento de informações e a satisfação de ambos os lados. Muitos gestores de PME questionam: “como medir o tráfego do meu site, a fim de perceber se suas campanhas estão dando resultados ou não?”.
A métrica do tráfego no site é um dos aspectos que precisa ser levado em consideração na produção de material relevante, a fim de que o público realmente fique engajado e se transforme em leads nutritivos, que farão parte da rentabilidade da empresa. Por isso, não deixe para última hora a utilização das métricas! Siga conosco neste post e entenda como medir o tráfego do seu site:
Para que servem as métricas
Em primeiro lugar, é importante saber para que servem essas métricas. A partir do momento em que você tem em mãos os dados analíticos de cada postagem, conteúdo e popularidade do site, você pode mensurar qual post foi mais visitado, qual tema chamou mais atenção e qual call to action teve mais progresso, por exemplo.
Para o marketing de conteúdo, isso é vital. Afinal, você poderá planejar suas estratégias usando esses dados, conseguindo engajar o consumidor de forma efetiva. Para isso, a ferramenta gratuita mais utilizada hoje é o Google Analytics.
Como medir o tráfego do meu site com o Google Analytics
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Google Analytics não é a única ferramenta disponível para mensurar os dados e estatísticas do seu site em relação aos visitantes e o conteúdo produzido. Entretanto, é uma das mais famosas e populares, devido à precisão e facilidade de uso.
O Google Analytics tem algumas métricas que podem ser muito úteis para a sua estratégia de presença online. Vamos conhecê-las:
Sessão
Essa métrica diz respeito ao total de visitas em um determinado período. Na sessão, você poderá acompanhar a variação da sua audiência, a quantidade de pessoas que visita o seu site e qual é o tráfego.
Usuários
Já essa métrica busca estimar quantos visitantes diferentes e fiéis você está tendo em um determinado período, a fim de observar a fidelização ou a instabilidade do seu conteúdo.
Taxa de rejeição
Muitos gestores de PME ficam desesperados ao observar essa taxa tão alta, entretanto, é comum observar pessoas que visitam seu site apenas uma vez e não voltam nunca mais. Essa métrica ajuda você a mensurar o quanto você deve mudar a sua estratégia de engajamento.
Páginas por visitas
Com essa métrica, você descobrirá quantas páginas o seu usuário visita no seu site. Ao engajar o público e fazer CTA’s eficientes, ele permanecerá no seu blog por mais tempo.
Duração média por sessão
Quanto tempo o usuário permanece no seu site? Essa métrica é muito válida para se comparar com a taxa de rejeição, por exemplo. Às vezes, o conteúdo pode ser atrativo, sem, entretanto, aumentar a duração das visitas.
Todas as métricas estão relacionadas entre si, e são interdependentes. É preciso que você entenda o significado de cada uma delas para não tomar atitudes que terão um impacto negativo nas outras.
E então, entendeu como medir o tráfego online do seu site? Quer ler mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!
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