Atendimento ao cliente com chatbot: fique por dentro dessa tendência
Você consegue imaginar o seu público interagindo e tirando dúvidas com uma máquina? Pois saiba que o atendimento ao cliente com chatbot pode otimizar as interações do seu negócio e oferecer uma série de benefícios.
Quer ficar por dentro do assunto e saber como esse recurso funciona? Então confira o nosso post de hoje!
O que é chatbot
Chatbots são softwares cuja função é interagir com os usuários por meio de áudio ou texto. Eles tentam simular conversações que as pessoas têm entre si, portanto, cada vez que alguém envia uma pergunta, o programa consulta uma base de dados e fornece a resposta imitando o comportamento do ser humano.
Os chatbots funcionam dentro de aplicativos de mensagens, como Skype, Facebook Messenger e Slack, e podem ser baseados tanto em regras quanto em inteligência artificial. Eles também funcionam em sites de internet e aplicativos móveis — em casos assim, são chamados de AVI (Assistentes Virtuais Inteligentes).
Como os chatbots oferecem um tipo de assistência diferenciada, conseguem surpreender o usuário pelo atendimento online personalizado e pela qualidade.
Como funciona o atendimento ao cliente com chatbot
Conforme destacamos acima, basicamente, os chatbots são desenvolvidos de 2 formas:
1. Com base em regras
Nesse tipo, o funcionamento ocorre por meio de comandos específicos ou palavras-chave. Portanto, toda vez que o usuário insere uma pergunta, o programa busca o resultado que apresenta a melhor resposta para aquela dúvida.
Algumas pessoas não acham esse modelo eficiente, mas é recomendável que as empresas comecem com ele ao darem os primeiros passos no atendimento com chatbot.
Afinal, o tempo de desenvolvimento dessa ferramenta é mais curto e a experiência do usuário mais simples, pois o indivíduo consegue perceber com clareza que o software está ali para ajudá-lo.
2. Com base em inteligência artificial
Esse tipo de chatbot pode usar variados métodos que o deixam “inteligente”, tornando o atendimento ao cliente personalizado e mais eficiente.
Além disso, ele também consegue fazer a integração com CRM e outros sistemas da empresa de modo a aproveitar todo o histórico do usuário durante o atendimento. Caso seja necessário movê-lo para um atendimento humano, o próprio robô transfere o contato.
Quais são os benefícios do atendimento ao cliente com chatbot
Adotar esse tipo de atendimento pode trazer muitos benefícios ao seu negócio, os principais são:
1. Atendimento 24 horas por dia
O que acontece se o cliente tiver uma dúvida ou urgência às 3h da manhã de um sábado? Respondê-lo somente na segunda pela manhã não é mais uma viável, mas não se preocupe: um chatbot pode atendê-lo a qualquer momento.
2. Agilidade nos processos
Alguma vez você já entrou em contato com um SAC a fim de resolver um problema simples e ficou meia hora no telefone? Isso é bastante incômodo, não é mesmo? Seu cliente pensa o mesmo. Por esse motivo, ter um atendimento ágil via chatbot é um benefício.
3. Redução de custo operacional
Para atender uma quantidade crescente de clientes, é necessário um número cada vez maior de atendentes e isso requer custos operacionais mais altos. Contar com o chatbot para responder perguntas mais simples e corriqueiras é uma boa estratégia para assisti-lo.
Você já usa um atendimento ao cliente com chatbot na sua empresa? Então deixe um comentário e conte-nos sobre a sua experiência.