Análise de concorrência: como usá-la na sua estratégia de marketing
Uma análise de concorrência é um estudo sobre a atuação dos outros players do seu mercado. O objetivo é deixá-la o mais completa possível, levando em consideração suas características, estratégias, público-alvo, produtos, entre vários outros elementos.
O ponto mais importante de uma análise de concorrência é oferecer a você um retrato fiel a respeito da disputa que a sua própria empresa tem em seu ramo de atuação. Se falta informação nesse estudo, podem ocorrer problemas de planejamento e execução capazes de comprometer os seus resultados.
Quer saber mais sobre a importância de fazer tal análise? Continue lendo o post que preparamos para você!
Por que fazer uma análise de concorrência?
Você precisa saber o que está se passando no seu mercado para planejar e executar as melhores ações para a sua empresa. Trabalhar “no escuro” não é nada produtivo e pode prejudicar seriamente os seus resultados, além ampliar a vantagem dos seus concorrentes.
Portanto, ela se faz essencial para que você consiga encontrar oportunidades valiosas para a sua própria estratégia. Por exemplo, você pode detectar uma certa falha no marketing de um concorrente e elaborar um plano para se aproveitar dela.
A análise de concorrência também ajuda a sua empresa a se preparar em relação à atuação dos concorrentes. Ao saber a respeito de novos lançamentos ou campanhas de marketing, é possível garantir uma melhor abordagem do seu próprio lado e evitar surpresas.
Como realizar uma análise de concorrência?
Agora que você já sabe o que é uma análise de concorrência e qual a sua importância, o próximo passo é aprender como fazer tudo isso. Afinal, para obter bons resultados, é necessário acertar na condução dessa tarefa. Qualquer erro pode comprometer a qualidade dos seus retornos.
Veja a seguir os principais critérios que devem ser levados em conta ao fazer a sua análise de concorrência:
Concorrentes
Um dos passos definitivos da sua análise de concorrência consiste em selecionar quais integrantes do seu mercado efetivamente farão parte desse estudo. Como é impraticável incluir literalmente todos, você precisa escolher aqueles que têm uma relação mais direta com a sua empresa.
Área de atuação
Não se limite a optar apenas por empresas do mesmo segmento que o seu. Uma análise de concorrência tem que levar em conta o contexto geral. Por exemplo, pode ser que seu produto concorra com o de outra empresa que não necessariamente é sua concorrente direta. Nesse caso, vale uma inserção.
Estratégias de marketing
A maneira como os seus concorrentes se posicionam em matéria de marketing deve ser um dos elementos da sua análise. Essa abordagem terá um impacto na sua própria atuação, então, é importante estar por dentro dela. É a partir daí que podem surgir oportunidades valiosas para você.
Valores
O que os seus concorrentes defendem como “bandeira”? A sua análise precisa incluir esse critério, porque serve como um forte diferencial na atuação deles, tendo um impacto direto na sua estratégia.
Público-alvo
Um dos pilares de uma análise de concorrência, o público deve servir como um critério decisivo, afinal, é o que pode colocar as outras empresas em direto conflito com a sua. É importante também levar em consideração a quais segmentos específicos seus produtos são direcionados, se isso se aplicar.
Vamos começar?
Agora você já tem todas as informações que precisa para começar a planejar a sua análise de concorrência. Essa ferramenta será decisiva para que você conte com resultados cada vez melhores em sua atuação, já que permitirá encontrar oportunidades valiosas para o seu negócio.
É importante ressaltar que a sua análise de concorrência não deve ser definitiva. Com o passar do tempo, novos players surgirão no seu mercado ou até mesmo as empresas já analisadas podem mudar de alguma forma a própria atuação. Portanto, o seu estudo deve estar atualizado para sempre refletir a realidade.
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