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Afinal, o que é estratégia omnichanel?

Afinal, o que é estratégia omnichanel?

No período em que vivemos, marcado pela globalização e transformação digital, não estar conectado é praticamente impossível. Nesse cenário, a estratégia omnichannel é um conceito tecnológico que vem ganhando importância em diversas áreas.

O segmento do varejo, por exemplo, sabe que as necessidades do mercado não são mais as mesmas e que o menor preço não é o fator principal para garantir a compra, e sim a experiência do consumidor. Por esse motivo, unir os ambientes online e offline passou a ser tão importante.

Pensando nisso, levantamos, neste artigo, os principais pontos que você precisa saber para entender o que realmente significa essa estratégia.

O que é a estratégia omnichannel e sua importância?

Apesar de ser um conceito recente e considerado muito importante, diversas empresas vêm confundindo o que realmente significa a estratégia omnichannel. Trata-se do uso de tecnologias que permitem interligar todos os canais online e offline de um empreendimento.

Imagine a seguinte situação: você está na loja de um shopping e acessa o aplicativo dela para finalizar uma compra. Esse é um exemplo claro do assunto que estamos abordando. Nesse caso, a loja uniu os canais físicos com os digitais para otimizar a sensação de compra.

Outra característica desse modelo é que todos os canais saem beneficiados a partir da decisão do consumidor, diferentemente de outras estruturas como o multichannel ou crosschannel, em que um meio pode canibalizar o outro.

Quais são os principais benefícios?

Otimização da experiência do consumidor

Por meio das estratégias de omnichannel, o principal beneficiado é o consumidor. Para ele, não há limites de compra, o que prevalece é aquilo que se torna mais prazeroso, simples e econômico. Essa sensação é adquirida quando disponibilizamos diferentes canais integrados que facilitem essa experiência.

Assim, é fundamental que as empresas estejam atentas a essa questão, hoje a qualidade desse momento é tão importante quanto o nível qualitativo do produto, ou serviço.

Aumento de lucro

Em paralelo, a empresa não é prejudicada, uma vez que pode ser contatada de diferentes formas, de modo a fidelizar o cliente à sua marca. A partir dessa relação os dados de venda se tornam mais concretos, minimizando os efeitos da concorrência externa e aproximando o público.

Comunicação integrada

Para ter sucesso com essa prática é necessário planejar os canais de atendimento e, ao mesmo tempo, garantir a integração entre eles. Ao ser procurado em uma das redes sociais, a mesma informação repassada deve estar alinhada ao chatbot do seu blog e e-commerce. Isso é um fator crucial para a experiência do usuário.

Redução de custos

Existe o entendimento de que a adoção de inovações tende a ser um grande custo para o negócio. No entanto, estratégias integradas diminuem os gastos com mão de obra, o trabalho com canais e, até mesmo, custos logísticos.

Como podemos observar, a estratégia omnichannel é cada vez mais popular entre os eixos do marketing digital. Seu resultado permite que empresas — em especial, o varejo — atendam seus clientes da forma que eles esperam, indo, até mesmo, além do que precisam.

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