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8 passos para escolher a agência de inteligência digital ideal

8 passos para escolher a agência de inteligência digital ideal

A escolha de uma boa agência de marketing digital pode ser a chave para levar sua empresa ao sucesso. Sabemos que o mercado está cheio de opções, desde as mais baratas até agências enormes e muito conhecidas, mas como saber qual é a ideal para o seu negócio?

Nem sempre é fácil aliar qualidade e bolso, mas neste post vamos dar algumas dicas para escolher a agência certa, que ajudará o seu empreendimento a ganhar destaque no mercado. Acompanhe!

A importância da agência de marketing digital

O empreendedorismo está em crescimento e registra a maior taxa dos últimos 14 anos no Brasil, segundo pesquisa da GEM (Global Entrepeneurship Monitor), em parceria com o Sebrae.

Contudo, para que essas empresas cresçam e se desenvolvam, não basta saber sobre o ramo de atuação e administrar bem: divulgar a marca é fundamental.

Essa realidade não se limita a startups ou negócios em desenvolvimento; mesmo empresas grandes e consolidadas precisam de uma boa estratégia de marketing para se manterem relevantes e trabalharem bem a sua imagem.

O marketing digital abriu um grande leque de atuação, que antes ficava limitado a orçamentos de encher os olhos e divulgação nas grandes mídias como rádio, TV e publicações impressas.

Surge então a grande questão: é fácil fazer marketing digital? Pode parecer que sim, mas só parece. É preciso estudo, conhecimento, experiência e dedicação para obter bons resultados. Por isso, muitas empresas optam por terceirizar esse serviço a fim de alcançar seus objetivos.

A escolha da agência ideal começa pela expectativa de resultados

O marketing digital engloba uma série de abordagens: marketing de conteúdo, estratégias em mídias sociais, SEO, anúncios pagos, etc.

O primeiro passo para escolher a agência perfeita é, após uma reunião com a equipe de marketing interna e demais sócios, entender qual é o principal foco da empresa e em que tipo de divulgação os recursos serão concentrados.

Essa decisão deve guiar a escolha para uma agência com expertise no tipo de divulgação em que você quer concentrar esforços.

A definição da agência perfeita para a minha empresa

A partir dessas informações, você pode seguir alguns passos para escolher a agência que vai trazer os melhores resultados para a sua empresa. São eles:

1. Perceba se o perfil da agência é compatível com o da empresa

Defina quais serão os objetivos a serem alcançados pela campanha: Maior alcance da marca? Aumento das vendas? Fortalecimento da imagem? Depois que você entende quais são os problemas a serem resolvidos fica mais fácil escolher o porte da agência e seu estilo de trabalho.

A definição dos objetivos de marketing vai ajudar a entender quais são as lacunas que deverão ser atendidas pela agência e dar um parâmetro dos resultados que serão cobrados.

2. Fique atento à localização

Você valoriza reuniões presenciais ou não vê problemas em utilizar ferramentas como Skype e Hangouts?

Se você dá muita atenção às reuniões presenciais e não se sente confortável em tratar assuntos on-line, buscar uma agência longe da sua empresa não é uma boa solução. Agências próximas também permitem uma visita para checar as instalações e conhecer pessoalmente os profissionais que vão cuidar da sua divulgação.

Cada empreendedor tem uma necessidade particular e isso deve ser considerado na hora de escolher a agência ideal.

3. Procure saber a opinião de outros clientes

Busque por feedbacks de outras empresas. Não se prenda apenas aos depoimentos que são postados no site da própria agência: entre em contato com essas organizações, busque referências, procure indicações com outros empreendedores que tiveram bons resultados.

4. Confira os cases de sucesso

Muitas agências já mostram nas apresentações seus cases de sucesso, para ajudar na venda dos serviços. Avalie com cuidado esses cases e busque por locais que já tenham atendido empresas com ramo de atuação e porte similares ao seu negócio.

Elas já têm uma boa experiência e podem ajudar a direcionar as campanhas de acordo com os seus objetivos.

5. Veja a qualidade do atendimento

O atendimento é outro ponto crucial na hora de escolher a agência ideal para divulgar o seu empreendimento. Eles conseguem dar toda a atenção necessária e explicar os pormenores da estratégia para que uma pessoa leiga consiga entender? Entregam relatórios de ações e resultados?

Lembre-se que o acompanhamento é uma etapa importante de qualquer campanha de divulgação e a atualização dos canais é uma manobra necessária para manter esse trabalho relevante.

6. Pesquise sobre a divulgação da própria agência

Uma boa agência de marketing digital começa o trabalho em casa. Isso significa que a equipe é capaz de fazer uma boa divulgação de marcas e produtos, com as próprias páginas sendo um bom case de sucesso.

Para te ajudar nessa etapa, você deve avaliar:

  • Site: analise a usabilidade da página, clareza das informações e compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Blog: perceba se os conteúdos postados são de qualidade, agregadores e envolventes. Confira também se eles aparecem em uma pesquisa do Google sobre o assunto. Note a presença de infográficos, e-books e outros materiais mais extensos;
  • Redes sociais: que tipo de conteúdo é postado nas redes? Mais do que o número de seguidores, perceba se há envolvimento nas publicações (curtidas, comentários e compartilhamentos). Outro detalhe é verificar a qualidade dos vídeos e imagens, se a linguagem é coerente com a identidade e com o público-alvo da empresa;
  • SEO: além de checar se os conteúdos do blog aparecem em uma pesquisa, procure por palavras-chave relacionadas ao trabalho da agência e perceba se ela aparece entre as primeiras posições no Google.

7. Saiba quais serviços estão em contrato

Durante a reunião para conhecer a agência, procure entender quais são os serviços determinados em contrato. Após o fechamento, acompanhe se esses serviços estão sendo realmente prestados e peça ajuda para entender adaptações e mudanças.

Exija o detalhamento de todas essas informações por escrito, para que você possa acompanhar e cobrar por resultados.

8. Estabeleça um teto orçamentário

Ainda dentro das questões de contrato, quantos casos você conhece em que o empreendedor acabou pagando duas ou três vezes mais pelo serviço?

Para evitar esse problema, peça um orçamento, mas tome cuidado com o custo-benefício. Agências muito baratas podem não ter a expertise necessária e não trazer os resultados desejados.

Atenção também ao prazo do contrato: ações de marketing levam certo tempo para apresentarem resultados e contratos de prazo muito curto podem não surtir o efeito desejado.

Escolher a agência de marketing digital ideal vai aumentar as chances de sucesso da sua empresa e fornecer um trabalho mais especializado dentro das estratégias de divulgação praticadas na internet, com uma expertise que muitas vezes a sua equipe interna de marketing não consegue oferecer.

Para saber mais sobre esse trabalho e os resultados que podem ser alcançados, entre em contato conosco!