5 vantagens de ter um site responsivo
Em 2015, pela primeira vez na história mais pessoas acessaram a internet por dispositivos móveis do que por um desktop. Esse fato impressionante foi divulgado pelo eMarketer e ressalta a importância de pensar também no público mobile.
No artigo de hoje, vamos descobrir quais os grandes benefícios de desenvolver um site responsivo. Continue lendo para saber mais!
No que consiste um site responsivo
Em termos simples, um site responsivo é um site cujo layout se adapta automaticamente a qualquer tamanho da tela dos dispositivos em que é exibido.
Ou seja: um site responsivo não tem problemas de visualização independentemente do tamanho da tela do seu usuário, seja um telão de 50 polegadas ou a tela de um smartphone de cinco polegadas
Quais os benefícios de ter um site responsivo
Confira abaixo alguns dos principiais benefícios de um site responsivo:
Mais tráfego
Como dissemos logo no primeiro parágrafo, as pessoas estão acessando a internet preferencialmente por dispositivos móveis em detrimento dos computadores.
Isso faz com que o leque de necessidades em termos visuais dos usuários aumente bastante. Existem celulares com diferentes polegadas, assim como tablets com outras definições, monitores de tamanhos variados e até mesmo televisores e outros dispositivos. Com um site responsivo — ou seja, preparado para ser exibido em qualquer tela —, uma empresa passa a receber mais pessoas.
Quando um usuário mobile do Google encontrar seu site nos resultados de uma pesquisa, aparecerá um pequeno “Para mobile”, indicando que aquele site é amigável para dispositivos móveis.
Melhor experiência do usuário
Imagine entrar em um site e encontrar as imagens fora de ordem, tabelas desorganizadas, letras com tamanhos ilegíveis e várias coisas fora da tela. Péssimo, não é mesmo?
Apesar de menos comuns, esses incidentes ainda acontecem, prejudicando a experiência dos usuários de dispositivos móveis. Um design responsivo ajuda a melhorar a experiência de todos os visitantes, não importando qual o dispositivo utilizado por eles.
E essa melhoria pode ser sentida no Analytics do site: a taxa de rejeição deverá cair, o tempo médio de visita aumentar e as visitas recorrentes também.
Imagem mais inovadora para a empresa
Na Era da Informação, época em que o dinamismo e a modernidade são a lei, que empresa quer ser conhecida como antiquada?
Até hoje existem pessoas que fazem piadas de sites antigos e desatualizados de empresas de médio ou grande porte na internet. Então, ter um site responsivo é passar uma imagem inovadora e moderna da sua empresa.
Melhor SEO
O Google valoriza muito a experiência do usuário na hora de determinar os resultados das buscas feitas na Internet. Se dois sites tiverem a mesma informação, aquele que garantir a melhor experiência para o usuário será exibido primeiro.
No algoritmo que define os resultados do Google, entram valores como a velocidade do site, legibilidade da informação, métricas variadas (como a taxa de rejeição, tempo médio no site) e também se o site conta com um design responsivo ou não.
Sem o design responsivo é muito difícil conseguir bons lugares na pesquisa orgânica do Google.
Aumento das vendas
Imagine que você tenha uma loja virtual. Com tudo isso que falamos aqui (mais tráfego, melhor experiência, melhor imagem e vantagem no Google), qual a conclusão lógica sobre os resultados do seu e-commerce após inserir o design responsivo? Mais vendas, claro!
Um design responsivo gera mais conversões ao facilitar a vida do usuário e também o desempenho do site que o utiliza.
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