fbpx

4 ações indispensáveis para fazer uma marca ser amada

4 ações indispensáveis para fazer uma marca ser amada

Os consumidores de hoje são cada vez mais exigentes e independentes nas suas escolhas. Eles são menos influenciados e mais conscientes acerca de quem compram, reconhecendo questões que vão além do que é vendido. Assim, encontrar maneiras de fazer uma marca ser amada tem sido o objetivo de muitos profissionais de marketing.

Isso não é à toa. Afinal, com a estratégia certa para comunicar seus valores, é possível conquistar a admiração dos clientes por meio de bons produtos ou serviços, conduta moral íntegra e princípios que respeitam todas as pessoas e suas opiniões.

Por isso, fizemos uma lista com as ações mais indicadas para que um negócio se torne mais próximo e estimado pelo seu público-alvo e, assim, melhore os seus resultados. Confira!

1. Incluir o social e a diversidade no posicionamento

Hoje, o debate sobre as desigualdades é uma constante em, praticamente, todas as áreas do mercado. As pessoas desejam que tanto os seus direitos quanto os dos outros sejam respeitados. Logo, elas querem apoiar marcas que respeitem as diferenças sexuais, raciais, religiosas, entre outras.

Além disso, as empresas que só pensam no lucro e não se preocupam com questões sociais podem ganhar a antipatia do público — o que, obviamente, só dificulta o plano de aumentar a admiração pela marca.

2. Oferecer um valor adicional ao produto

Se a empresa tem um bom produto ou serviço, mas não agrega um adicional, ela pode estar desvalorizada em relação à concorrência. Afinal, o custo com a compra não é a mesma coisa do valor que se espera dela.

Então, não deixe de oferecer algum diferencial associado ao que você vende. Isso faz os clientes se sentirem prestigiados pela escolha e serve de incentivo para atrair outros consumidores.

3. Realizar ações de pós-venda

O relacionamento não acaba com o pagamento e a entrega. O ideal é buscar estreitar os laços para estimular uma nova compra. Para tanto, é necessário investir em canais e ações de pós-venda que demonstrem o valor do cliente para o negócio.

Existem boas formas de colocar isso em prática. Por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento e oferecer atendimento personalizado, com canais exclusivos.

4. Ter uma forte presença digital

É imprescindível estar presente para acesso e fácil contato pela internet. Então, ter um site disponível e bem posicionado nos mecanismos de busca é requisito básico para que as pessoas tenham uma conexão mais rápida com sua marca.

Além disso, participar efetivamente das redes sociais em que a sua persona está é um demonstrativo de que sua companhia está interessada nos hábitos dela. É preciso, também, investir em blog posts para compartilhar valor e materiais interessantes com o público.

Para fazer uma marca ser amada é necessário conhecer muito bem o público que se deseja atingir. Desse modo, as estratégias, os canais escolhidos e as ações serão coerentes com o comportamento da persona. Conforme os resultados forem analisados e aperfeiçoados, as táticas se tornarão mais criativas e eficientes ao longo do tempo.

Depois de ver esses passos de como fazer uma marca ser amada, leia nosso artigo para saber como é importante cuidar da imagem corporativa da sua empresa!