Como me relacionar melhor com meu público no cenário atual?
A internet mudou o comportamento do consumidor, mas também transformou o modo como as empresas atuam no relacionamento com o público.
Se antes o cliente tinha de entrar em contato com as companhias para ter mais informações sobre seus produtos e serviços, atualmente é possível encontrar análises complexas com uma simples busca na web.
Essa realidade obrigou as organizações a reinventarem sua forma de se comunicar. Como resultado, elas passaram a buscar novas abordagens e estratégias para se aproximar de seu target.
Foi pensando nisso que preparamos o post de hoje. Para ajudar sua empresa a se adaptar a essa nova realidade, trouxemos uma lista com 5 dicas capazes de transformar seu relacionamento com o público e tornar seu negócio ainda mais atraente. Vamos lá?
1. Abandone o papel de vendedor e seja um consultor para seu cliente
Antigamente, a principal função de um vendedor era fazer com que os clientes comprassem os produtos e serviços de sua empresa a todo o custo. Mesmo que eles não atendessem plenamente a suas expectativas.
Mas isso mudou. Hoje, o vendedor que transmite a sensação de que está apenas interessado em fechar a venda pode afastar consumidores, prejudicando seus lucros.
Por isso, é muito importante que sua empresa abandone a ideia do vendedor tradicional. Assuma o papel de um consultor de vendas e ajude seu cliente a encontrar a melhor opção para solucionar o problema que ele está tentando resolver.
Ao invés de oferecer um produto mais caro somente para aumentar sua comissão, o consultor apresenta aquele que garante o melhor custo-benefício.
2. Construa uma forte presença on-line
Garantir que sua empresa possa ser encontrada na internet é outra maneira eficiente de melhorar o relacionamento com o público.
É essencial que você invista na construção de uma boa presença on-line, seja publicando conteúdo nas redes sociais, apostando na criação de um blog corporativo ou mesmo em uma estratégia de links patrocinados. Vale lembrar que essa atitude também colabora para fortalecer sua marca.
3. Invista em mídias não tradicionais
As novas tecnologias também criaram mídias que até poucos anos atrás eram impensáveis. Exemplos conhecidos são os canais no YouTube, além de aplicativos como Snapchat e Instagram.
Tudo isso mudou a forma como as pessoas consomem informação, diminuindo o impacto dos meios tradicionais como rádio, TV e impressos.
Para melhorar seu relacionamento com o público, o ideal é investir em mídias alternativas, mas que ainda assim fazem parte do dia a dia do target. No fim das contas, essa poderá ser uma excelente forma de aproximação.
4. Agilize seu atendimento
Ainda sobre as novas tecnologias, elas também mudaram a maneira com que as pessoas interagem entre si, tornando a comunicação mais ágil e direta.
Consequentemente, os consumidores agora têm novas possibilidades de interagir com as empresas, valorizando organizações que conseguem responder suas dúvidas e questionamentos rapidamente.
Independentemente do canal que estiver sendo utilizado, é indispensável que você seja capaz de atender seus clientes de forma objetiva e com pouco tempo de espera.
5. Construa relacionamentos de longa duração
O investimento necessário para conquistar um novo cliente está cada vez mais alto. Por isso, é muito mais válido apostar em relacionamentos de longa duração com seus consumidores atuais, garantindo que eles continuem adquirindo os produtos e serviços da sua empresa.
Procure estratégias que permitam sua empresa manter contato com os clientes mesmo após a venda. Além disso, ofereça a eles produtos que possam complementar o serviço que contrataram anteriormente.
Como você viu, existem boas maneiras para se tornar exemplar no relacionamento com o consumidor. Seguindo nossas dicas, você vai conquistar a confiança do seu target e ver isso tudo refletindo diretamente nos lucros da sua organização.
Gostou deste post e quer continuar por dentro das novidades? Assine nossa newsletter e receba outras dicas para que sua empresa melhore o relacionamento com o público.