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Resultados e feedback do cliente

Resultados e feedback do cliente

A transformação digital modificou a forma como as empresas precisam se relacionar no mercado para ter sucesso, bem como o comportamento do consumidor. Nesse novo cenário, é preciso acompanhar as alterações de perto, mas nem sempre é fácil entender como utilizar estratégias digitais, por exemplo, para uma campanha de Black Friday, certo?

Principalmente para quem está acostumado a trabalhar com os canais tradicionais de comunicação, o impacto é muito grande, e não é simples realizar ações eficientes nos meios on-line. Por isso, entender como outras empresas conseguiram se transformar e alcançar resultados satisfatórios por meio do Marketing Digital é fundamental para se inspirar.

Não importa o segmento da sua empresa, sempre é possível alcançar mais visibilidade on-line. Para confirmar essa teoria, nada melhor do que um exemplo prático! Então, continue a leitura deste artigo para entender como a rede de supermercados Avenida, em parceria com a Agência Penze, conseguiu grandes resultados na Black Friday.

Qual é a história da rede de supermercados Avenida e o que mudou?

Com mais de 70 anos de atuação, a rede de supermercados Avenida atua no interior do estado de São Paulo e possui um total de vinte filiais espelhadas por onze cidades da região. A transição para uma empresa tão tradicional no mercado, portanto, não foi simples, e a rede só começou a entrar no campo dos canais digitais em 2015.

Até então, contava apenas com empresas para cuidarem de ações off-line, com pouca ou nenhuma utilização das mídias on-line — foi quando encontrou na Agência Penze o parceiro ideal para migrar as suas estratégias também para o digital. Atualmente, as lojas já presentes em todas as redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube.

Além disso, utilizam o e-mail marketing como uma das suas estratégias mais eficientes para fazer contato com o consumidor. Para fortalecer ainda mais a relevância e autoridade da marca nesses canais, foi montada uma estratégia de Marketing de Conteúdo: a empresa tem o seu blog próprio, com conteúdos relevantes para os seus consumidores, como receitas e outras dicas de saúde e alimentação.

Qual foi a estratégia utilizada pela Penze durante a Black Friday?

Porém, de acordo com Tatiana Sismeiro, gerente de Marketing da rede de supermercados Avenida, o grande diferencial foi a utilização dos canais on-line para alavancar as vendas durante a Black Friday. Em um segmento que poucas empresas aproveitavam a data comemorativa, conseguiram ser criativos para alcançar grandes resultados no período.

“Fizemos a primeira edição da Black Friday em 2016 e ela foi totalmente on-line, não tínhamos nenhuma experiência com essa ação sazonal. Apesar de ser uma data conhecida, ainda não tinha tanta repercussão no setor de supermercados e, assim, nos tornarmos a primeira empresa a fazer esse tipo de ação”, afirmou Tatiana.

Com o tempo, agência e empresa aprenderam juntas como melhorarem as suas campanhas para atrair cada vez mais clientes durante o período da Black Friday. Para Tatiana, foi essa integração e colaboração que permitiu chegarem ao modelo atual, com mais de 100 produtos anunciados.

“No segundo ano, toda equipe comercial se preparou e foi um sucesso absoluto. A Penze é muito importante, nós aprendemos muito com eles. O varejo é muito dinâmico, a agência também aprendeu conosco. Trabalhamos o timing das redes sociais com o varejo e construímos a marca da Black Avenida, que tem gerado bons resultados todos os anos”.

O grande segredo para alavancar as vendas durante a Black Friday, porém, foi a diversidade de redes utilizadas.

“Utilizamos todas as redes sociais e também temos uma prospecção boa com e-mail marketing. Como temos filiais em diversas cidades (com ofertas diferentes), utilizamos o canal para comunicar somente com o cliente daquela filial. O e-mail marketing tem uma boa taxa de aceitação e leva os clientes direto para o nosso aplicativo”, afirmou Tatiana.

Segundo ela, o desempenho na Black Friday foi tão positivo que as estratégias começaram a ser expandidas para outros momentos.

“Com as estratégias utilizadas na Black Friday, aprendemos a fazer ações que somente as redes sociais permitem. Por exemplo, se hoje é Dia do Hambúrguer, fazemos promoções para que o cliente possa montar o alimento em casa — sempre relacionando com bebidas e molhos”, completou.

Quais foram os resultados ao final da campanha?

Mas, na prática, quais foram os benefícios para a rede de supermercados Avenida? De acordo com Tatiana, a criação da marca “Black Avenida” para incentivar as compras durante a Black Friday pelas redes sociais continua gerando resultados cada vez melhores.

“De 2018 para 2019, tivemos um aumento de 8% no volume de vendas e 12% em faturamento. Enquanto isso, os concorrentes tiveram de 3% a 4%, segundo as pesquisas na região. Em relação ao ano passado, praticamente dobramos esses números, e a nossa parceira com a Penze é muito fundamental para alcançar esses resultados”, afirmou.

Como é a parceria com a Agência Penze?

Além disso, é importante entender que a parceria entre os dois negócios foi essencial para assegurar o cumprimento de todas essas metas. O bom relacionamento entre a Agência Penze e o Avenida são, sem dúvidas, um diferencial para o sucesso. Inclusive, para Tatiana, o trabalho em conjunto possibilitou tamanho sucesso.

“O principal fator é o pertencimento. É impossível trabalhar sem gostar de supermercado, mas eles têm uma interação com nossa realidade. Tudo é muito dinâmico e eles são proativos, sempre trazendo novas ideias e sugestões. Antes tinha só o Dia da Pizza, mas, hoje, tem o dia de tudo. Isso gera vendas. É muito importante quando eles trazem temas para criarmos estratégias junto aos fornecedores”.

A gerente de Marketing ainda completa: “também há o profissionalismo deles, nosso horário é diferenciado, já que abrimos todos os dias. Essa dedicação deles é mais um diferencial”, finalizou Tatiana.

Com a experiência de quem entende do assunto, mesmo as empresas de segmentos mais tradicionais conseguem se destacar nos canais digitais por meio de um trabalho eficiente de branding. Assim como no caso da rede de supermercados Avenida, o Marketing Digital pode possibilitar um aumento considerável nos seus resultados de vendas.

Agora que você já conheceu os caminhos que a Agência Penze utilizou para alavancar as vendas da rede de supermercados Avenida durante a Black Friday, que tal saber o que podemos fazer para ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco, conheça o nosso portfólio, nossos serviços e saia na frente dos seus concorrentes!