Saiba como sua empresa pode contornar as fake news em redes sociais
A propagação de fake news em redes sociais, embora relativamente antiga, só se tornou pauta de discussões no último ano. Seja em debates sobre política, questões sociais ou no que diz respeito à imagem de empresas, as notícias falsas representam uma ameaça.
Muitas vezes, quando desmentidos, esses boatos já adquiriram status de realidade, e raramente o conteúdo que elucida o assunto tem tanta visibilidade quanto aquele que espalhou as falsidades.
Neste artigo daremos algumas dicas para que a sua empresa possa prevenir as fake news em redes sociais e evitar danos à imagem dela na internet. Acompanhe!
As consequências das fake news
Notícias falsas impactam a imagem e o faturamento de empresas. Isso acontece porque, hoje, a reputação de um negócio online é um critério muito importante para que um consumidor faça uma primeira compra.
Além disso, manchas na imagem de uma organização levam tempo para serem apagadas, e boa parte dos consumidores não vai pesquisar o suficiente para saber se a notícia procede ou não.
Como é difícil prever as consequências das fake news em redes sociais e controlar seus resultados, o melhor é prevenir-se. Alguns comportamentos e posicionamentos online podem ajudar nisso.
Como contornar as fake news em redes sociais
Segundo pesquisa da Folha de S. Paulo, páginas que disseminam notícias falsas têm, em média, cinco vezes mais engajamento. Como lidar com tamanha adesão a boatos? Abaixo, listamos cinco atitudes muito importantes.
Mantenha a credibilidade
A página da sua marca é a porta de entrada para muitos potenciais consumidores e, por conta disso, o conteúdo ali divulgado deve ser cuidadosamente examinado.
Assim, as fontes de qualquer notícia devem ser checadas, e você deve evitar a todo custo compartilhar conteúdo que não tenha lido na íntegra. Muitas vezes, títulos apelativos causam indignação, mas não se justificam com os argumentos contidos ao longo do texto.
Prove que a notícia é falsa
Se o alvo das fake news for a sua empresa, é preciso agir de forma segura e rápida. Reúna provas da falsidade da notícia e elabore um conteúdo que elucide a questão.
Não responda a um conteúdo falso atacando seus veiculadores, afinal, um erro não justifica o outro. Foque nos fatos e use linguagem clara e objetiva para desmentir o boato.
Não se envolva com produtores sensacionalistas
Se você utiliza influenciadores digitais como mecanismo de divulgação dos seus produtos, seja criterioso ao escolhê-los.
Dê preferência àqueles cuja reputação é de sinceridade com o público e evite produtores sensacionalistas e oportunistas. Eles são os porta-vozes digitais dos seus produtos e, por isso, devem inspirar confiança.
Denuncie notícias falsas
Não espere ser você a vítima das fake news. Se perceber falsidade comprovada em alguma ação digital contra uma pessoa ou empresa com a qual mantém relações profissionais, denuncie.
Essa ação demonstra ao público a idoneidade e o comprometimento que o seu negócio tem com a verdade.
Essas não são apenas as coisas certas a fazer: são a linha de ação de inúmeras empresas no ambiente digital, seja lidando com fake news em redes sociais ou com qualquer outro assunto importante.
Outra ótima forma de inspirar confiança digital e conseguir indicações dos seus atuais clientes é um bom atendimento nas redes sociais. Confira nosso artigo sobre esse assunto!