Qual a importância de analisar dados e mensurar resultados de Marketing?
Analisar dados e mensurar resultados de marketing digital é essencial para o sucesso das empresas que estejam, de alguma forma, utilizando esse recurso para impulsionar seu crescimento. E, hoje, podemos dizer que isso se aplica a grande parte das organizações.
Não importa se você investe em SEO, links patrocinados ou qualquer outra estratégia promocional: se não avalia os resultados de sua campanha, dificilmente saberá se está no caminho certo ou se algo precisa ser corrigido.
Muitos empreendedores e profissionais de marketing, contudo, ainda não se preocupam em examinar e medir as informações durante ou no fim de suas campanhas promocionais.
Por isso, neste post mostraremos qual é a importância e os benefícios que essa prática pode oferecer para sua empresa. Continue acompanhando e confira!
Mais controle quanto ao seu orçamento
Um dos maiores benefícios de observar os dados e avaliar as suas estratégias de marketing é que, assim, você saberá quais são as ações que mais geram resultados para a empresa.
Isso te permite tornar maiores os investimentos em determinadas estratégias —aumentando, consequentemente, os lucros do negócio.
Além disso, essa análise e mensuração destacam ainda as ações que não estão gerando resultados satisfatórios, permitindo a realização dos ajustes necessários à campanha, mesmo que ela ainda esteja em andamento.
Avaliações sobre a eficiência da equipe
Ao acompanhar o andamento dos efeitos da campanha, é possível verificar como anda o nível de eficácia de cada membro. Dessa forma, você pode identificar aqueles colaboradores que precisam melhorar as suas performances — o que é fundamental para otimizar a atuação do time, como um todo.
Além de conhecer o motivo pelo qual aquele componente não está executando o seu melhor, pode-se realocar pessoas de uma função para outra, a fim de melhorar o desempenho geral.
Análise dos dados e resultados de marketing
Bom, para mensurar resultados de marketing, o primeiro passo é estabelecer as métricas que serão utilizadas. Elas servirão para medir o andamento das ações, campanhas e compreender os dados obtidos.
Ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, são capazes de ajudá-lo a realizar esse trabalho de análise sobre dados como:
- tráfego do site;
- audiência das campanhas de e-mail marketing;
- alcance da estratégia de promoção nas redes sociais, entre outros.
Vejamos, então, as métricas mais importantes para se acompanhar:
Retorno sobre o investimento
O ROI (Return Over Investment) é um indicador utilizado para verificar o quanto a campanha foi rentável. Ele pode ser previsto no planejamento para determinar o lucro que será obtido com as ações implementadas.
De fato, essa métrica pode fornecer informações muito úteis para tomar decisões sobre os rumos das campanhas, mas é bastante simples de ser calculada. Basta diminuir do valor da receita obtida o custo do investimento, e dividir o resultado pelo custo do investimento. Por exemplo:
R$10.000 (receita) – R$8.000 (investimento) = R$2.000 / R$8.000 (investimento) = R$0,25
Ou seja, um lucro 25% maior do quanto foi aplicado.
Custo de aquisição de clientes
Também conhecido como CAC, esse é o valor necessário para conseguir fechar um negócio, ou seja, o preço para adquirir um cliente. Com ele, é possível saber se o investimento em marketing está valendo a pena.
O cálculo é feito somando as despesas de marketing em um determinado período e, em seguida, fazendo uma média do valor gasto por aquisição em um mês.
Imagine, por exemplo, que a sua empresa gastou R$4.000 em 2 meses, e adquiriu 10 novos clientes. Ela gastou, então, R$2.000 por 5 clientes em um mês — logo, o seu CAC é de R$400.
Taxa de conversão
Essa métrica mostra quantos leads, ou potenciais clientes, se tornaram realmente consumidores da sua marca. Ela pode ser verificada constantemente durante a campanha, bem como no fim dela.
Os leads são melhor trabalhados no chamado funil de vendas, em que podem ser direcionados do primeiro contato até a compra.
Nesse sentido, cada envolvimento que a pessoa tem com a sua empresa — seja ler um artigo, baixar um e-book, se inscrever na sua newsletter ou mesmo realizar a compra — pode ser considerado como uma conversão. Por isso, saber a taxa de conversão em cada fase do funil de vendas é essencial para ter noção de qual parte precisa de ajustes na estratégia.
Se, por exemplo, nas etapas de atração e consideração as ações têm bons números, mas, na de decisão, essa taxa cai, é preciso investigar quais motivos estão levando a essa desistência na hora da compra.
Lifetime value
O LTV — ou, em português, valor do tempo de vida do cliente — mede quanto o consumidor gastará durante o período em que continua comprando.
Ele serve, basicamente, para conhecer a eficácia dos esforços de fidelização e quanto lucro um mesmo cliente gerou no tempo em que fez negócio com sua empresa. Para entender isso melhor, vejamos um exemplo: se um cliente gasta, em média, R$1.000 por mês e passa 10 meses comprando ou usando um serviço, seu LTV será de R$10.000.
Analisando essa métrica, é possível descobrir os motivos de os clientes estarem parando de comprar, e pensar em maneiras de mantê-lo consumindo por mais tempo. Esse é um trabalho de relacionamento de longo prazo, que visa a satisfação, a fidelização e o aumento do ticket médio de cada cliente.
Enfim, como vimos, as métricas são extremamente importantes para o sucesso das campanhas — e de todo o trabalho de marketing, como um todo, em busca do objetivo definido.
Acompanhando-se esses dados, portanto, ações podem ser corrigidas, orçamentos e pessoas realocadas e campanhas repensadas, além de poder prever o retorno sobre o investimento. Mas, para isso, mensurar resultados de marketing requer conhecimento e atenção, afinal, o dinheiro e o crescimento da organização estão em jogo.
Nesse sentido, se você não tiver tempo ou expertise para realizar essa análise, vale contar com o auxílio de uma agência especializada, que poderá traduzir esses números em bons resultados.
Então, gostou do nosso artigo? Agora, aproveite para ler também um pouco mais sobre como uma agência pode definir as metas e acompanhar os resultados da sua empresa!