O que é CRM?
O que significa CRM?
A sigla CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente), tem o objetivo de reunir as funções e ferramentas de comunicação e contato com o cliente.
De acordo com pesquisas realizadas, conquistar clientes novos custa de cinco a sete vezes mais do que manter os já presentes. Assim, é fundamental o CRM nas empresas, garantindo a fidelização do cliente, fazendo com que ele propague a empresa, ganhando maior foco diante da concorrência.
Quais as funções do CRM?
É uma estratégia de negócio, ou seja, um conjunto de processos de gestão de relacionamento com foco no cliente.
O propósito dessa ferramenta é para dar alicerce as empresas para fidelizar seus clientes e atingir outros clientes em potencial, buscando sempre satisfazer suas necessidades.
O CRM divide-se em 3 áreas:
- Gestão de serviços ao cliente;
- Gestão dos canais e força de vendas;
- Gestão de marketing;
- As três áreas possuem a mesma finalidade, o bom relacionamento com o cliente e a sua satisfação.
Conheça os tipos de CRM mais usados:
Operacional: integração da tecnologia aos processos de gestão, a fim de direcionar o relacionamento entre cliente e empresa.
Colaborativo: utilização da tecnologia a automação da empresa com seus clientes.
Analítico: comparação de diferentes tipos de clientes da empresa, com isso, possibilita criar estratégias específicas.
Social: interação com o cliente através das diferentes mídias.
Qual a importância do CRM?
É um sistema desenvolvido para a gestão de clientes de uma empresa, na qual todo o processo necessariamente deve integrar às estratégias de marketing e gerenciamento das empresas.
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