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Case de Marketing Digital do Supermercados Avenida

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Case de Marketing Digital do Supermercados Avenida

Atualizado em: 27/07/2017. Inclusão lançamento do site. Redigido em 07/09/2016.

O efeito da globalização, iniciado no Brasil na década de 90, compeliu os supermercadistas a procurar novas tecnologias a fim de entender e atender as necessidades de seus consumidores; de lá pra cá, essa ‘exigência’ só aumentou, visto o crescimento expressivo de internautas, de ferramentas e plataformas disponíveis num ambiente que ultrapassa as barreiras físicas, costumeiramente explorada nos mais variado pontos de venda.

“O que vimos nos últimos anos foi justamente a mudança do comportamento do consumidor, o que levou a uma mudança no nosso relacionamento com ele. Através de pesquisas feitas internamente percebemos a necessidade de um trabalho digital. E, juntamente com a Penze, iniciamos nosso planejamento online”, conta a gerente de marketing dos Supermercados Avenida, Tatiana Sismeiro.

FanPage, planejamento estratégico digital, email marketing, Inbound Marketing, análise de dados, anúncios patrocinados e até um aplicativo fazem parte da estratégia da Penze para motivar um relacionamento com o consumidor. “Sempre que falamos que o tráfego da internet aumentou (hoje no Brasil são 70 milhões de conectados somente via mobile), vemos uma nova oportunidade de contato com o cliente. É um novo ponto de venda. Não é à toa que uma das estratégias adotadas foi disponibilizar o tabloide online – o famoso panfleto de ofertas”, explica o CEO da Penze, Eder Pires Fonseca. Segundo ele, conhecer o comportamento do consumidor (inclusive como esse comportamento vem mudando de uns anos pra cá) é determinante para trabalhar mais e melhor a experiência de consumo.

“Sejam famílias inteiras, jovens e adolescentes, solteiros, idosos, enfim… A experiência com a marca deve ser sempre positiva, principalmente no ambiente online, em que o cliente se manifesta livremente e nem sempre de maneira amistosa”, completa o CEO. O tabloide online, no entanto, foi uma das novidades; a equipe Penze explorou ainda recursos de publicidade do Facebook como os anúncios carrossel e outros tipos de anúncio que complementaram a ação.

“Já através da técnica de Inbound marketing nós fornecemos conteúdo para criar um banco de emails para, futuramente, se relacionar com o cliente de outras formas e, assim, gerar mais uma vez essa vivência com a marca”, explica.

Confira abaixo o vídeo do depoimento da Tatiana, Gerente de Marketing do Supermercados Avenida:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL

Mais do que apenas publicação em redes sociais, em agosto de 2015 o Supermercados Avenida contratou a Penze para iniciar seu posicionamento digital.

Um dos serviços ofertados foi o planejamento estratégico digital. Por meio dele, buscou-se entender os objetivos de marketing do Supermercados e com isso foi traçado um planejamento digital, no qual fosse possível definir o público-alvo, e a partir daí traçar as ações e ferramentas necessárias para atingir os objetivos.

Hoje a Penze conta com o acompanhamento de um dos principais consultores do mercado da área digital, sendo possível a implantação de um processo de produção de conteúdo baseado em padrões utilizados por grandes agências norte-americanas.

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PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E CRIAÇÃO DIGITAL

Definindo o planejamento estratégico digital, no qual consta os objetivos e a estratégia, uma equipe especializada da Penze passa a receber pautas e a buscar conteúdos capazes de manter a atenção do público-alvo do supermercado.  

Além disso, acompanha a produção dos textos e as criações visuais das postagens.

Isso vai ao encontro do Marketing de Conteúdo, fundamental em qualquer posicionamento digital. Hoje especialistas falam em 70% de investimento do marketing em produção de conteúdo, ao encontro do marketing 3.0 de que tanto fala o guru do Marketing Philip Kotler.

Exemplo de Conteúdo. Clique nas imagens para ampliar

 

GERENCIAMENTO DE CANAIS DIGITAIS

O relacionamento é fundamental! Não adianta atingir o público-alvo, trazer audiência para uma fanpage, se não houver relacionamento.

A Penze conta com um time de especialistas que monitoram constantemente e se relacionam com os consumidores, clientes e interessados, repassando informações para o comercial, recursos humanos e atendimento. .

Com isso, respondem de acordo com um padrão de linguagem preestabelecido com o cliente mantendo o relacionamento, sempre tentando engajar o consumidor/usuário.

Relacionamento é a chave do negócio.

Exemplo de interação / engajamento com usuários

Exemplo de interação / engajamento com usuários

COMPRA DE MÍDIA – GERENCIAMENTO DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK

O marketing digital também se distingue pela compra de mídia. No FACEBOOK, trabalhamos com o gerenciamento de diversas formas de anúncio, fazendo com que internautas recebam anúncios de acordo com seus interesses.

Temos um planejamento de mídia que vai de acordo com os objetivos das campanhas, realizada e gerida por especialistas com treinamentos específicos diretamente do FACEBOOK e suporte para agências da rede social.

INBOUND MARKETING

O inbound marketing é uma forma de montar uma base de interessados ou clientes em um produto a fim de se relacionar com ele.

Um dos investimentos mais significativos em marketing é a aquisição de possíveis interessados, os chamados “leads”, através de landing pages.

No caso do Supermercados Avenida, foi criada uma página especial (confira aqui), a partir da qual capturamos o e-mail e traçamos um perfil dos clientes, a fim de enviar promoções, novidades e muito conteúdo.

Assim, a cada postagem em qualquer rede social, o usuário tem a possibilidade de acessar essa página e se cadastrar, alimentando assim, a base de e-mails.

Com isso, aumenta-se a quantidade de interessados em um determinado produto aumentando assim, as chances de venda.

A Penze tem especialistas em negócios e desenvolvimento para criar essas novas técnicas, junto com o atendimento e planejamento.

A ferramenta usada para a criação da landing page em questão é a Unbounce, utilizada por grandes multinacionais, faz parte das estratégias adotadas pela Penze, a fim de atender a demanda e entregar um produto de qualidade a todos os clientes.

Exemplo de call-to-action para landing page (captura de email)

Exemplo de call-to-action para landing page (captura de email)

E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing morreu… Será? Há pouco tempo, muitos decretaram a morte dessa forma de publicidade e relacionamento. E realmente assim poderia ser considerado, porque ele era utilizado basicamente para enviar promoções e spam (e-mails indesejados e sem consentimento).

Porém, o marketing de conteúdo, com a técnica do inbound marketing, ressignificou o e-mail marketing, pois é o usuário que fornece o e-mail por ter interesse em um produto, sendo uma das ferramentas utilizada pelos Supermercados Avenida.

A Penze mantém e gerencia a base de e-mails, trabalhando na captura desses contatos e fazendo a gestão de conteúdo, economizando mídia e atingindo seu público-alvo.

Além disso, a Penze possui uma política rígida quanto ao controle de informações, garantindo a privacidade de todas as informações, e um contrato de confidencialidade com todos os colaboradores.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS E O DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Sabemos que cada vez mais a competitividade aumenta. Como, então, uma empresa irá se distinguir da outra?

É aí que entra um time especializado em pensar soluções capazes de fazer com que um negócio se diferencie de outro, por meio de valores e diferenciais.

Confira algumas coisas que foram feitas.

O PANFLETO DIGITAL (TABLOIDE) DE OFERTAS

O setor supermercadista é conhecido pelo panfleto (ou tabloide) de ofertas. Rotineiramente, as donas de casas recebem em casa diversas ofertas no mundo digital.

Foi ai que a Penze, analisando como fazer com que o Supermercados Avenida se distinguisse dos outros players do mercado, propôs que fosse levado para a internet esse panfleto.

Após aprovada a ideia, o time de desenvolvedores criou um sistema online no qual se pode consultar sempre as ofertas online.

Isso fez com que saísse na frente de outros concorrentes e, além disso, propiciando mais comodidade e facilidade aos clientes do supermercados.

A página especial é divida por cidades e pode ser conferida aqui Clicando Aqui.

A ANÁLISE DE DADOS (BIG DATA)

Marketing digital, marketing de conteúdo, email marketing… tudo isso não tem diferencial se não estiver estruturado sob a base de análise de dados.

Isso porque o diferencial do marketing digital é a possibilidade de se acompanhar em tempo real dados importantíssimos para a tomada de decisões.

Aumento do alance, público-alvo, visitas em uma página, tipo de dispositivos, horários, são fundamentais para que todo o planejamento se construa em cima de dados e resultados, e não apenas em opiniões pessoais.

E a Penze com seu time de mineradores de dados, definem no planejamento e acompanham mensalmente os resultados obtidos, seguindo os padrões mundiais.

Assim foi a escolha em desenvolver o aplicativo Meu Avenida e para a plataforma Android.

Com base no acesso do tabloide online, detectou-se essas duas informações, fazendo com que o investimento seja direcionado para a necessidade real dos consumidores.

NOVOS FORMATOS. NOVO POSICIONAMENTO.

O LANÇAMENTO DO APLICATIVO MEU AVENIDA.

O segmento supermercadista vem se transformando em um negócio de alta tecnologia e antecipar a demanda desse novo consumidor é tarefa de casa de qualquer empresa. Não é um trabalho simples, mas é muito valioso. “Nesse contexto, nossa proposta para a rede foi ainda mais longe: criar um aplicativo! Certamente um grande desafio, que levou meses de pesquisa e testes. Após 120 dias de muito trabalho, inclusive escolhemos alguns usuários para testar e validar a ideia, ele foi lançado no final de agosto”, revela Eder. Nos primeiros 15 dias de lançamento a agência já registrou um aumento significativo no número de usuários, estando entre os 200 aplicativos mais baixados na Playstore. “No geral, o crescimento mensal no nosso banco de emails foi de 30%. Um registro significativo que validou a estratégia e gerou resultados visíveis para o negócio”, ressalta Eder. Para Tatiana, a parceria com a agência foi extremamente significativa na inserção da rede no ambiente online; “Acreditamos muito no trabalho que foi proposto e a Penze compreendeu que a principal preocupação de nós gestores é justamente captar as necessidades dos consumidores e satisfazer essas necessidades de maneira mais adequada que de nossos concorrentes. O sucesso do lançamento do aplicativo mostra a força do mundo online e a importância das agências digitais em proporem as empresas esses novos canais de relacionamento, invertendo a lógica da comunicação tradicional”, destaca Tatiana.

 

LANÇAMENTO NOVO SITE (JULHO/2017) – novo 

Concluindo a primeira parte do projeto de 2 anos, lançamos o novo site do Avenida, todo reformulado, com os valores, objetivos e produtos em destaque do supermercado.

Mais do que um site, é uma plataforma de conteúdo, que amplia o leque de canais de atendimento, focando cada vez mais em omnichanel, ou seja, gerar canais múltiplos para consumidores entrarem em contato.

Além disso, contribui com seu papel de gerar conteúdo relevante para as pessoas.

Confira tudo em www.supermercadosavenida.com.br

O PAPEL DAS DIRETORIAS NO FEELING PARA NOVOS PENSAMENTOS

TUdo isso seria impossível se não houvesse por parte da diretoria do Supermercados Avenida o pensamento de inovação.

Uma empresa com quase 70 anos, uma das principais do interior paulista, que emprega centenas de famílias, está sempre a frente das novidades, e sem a perspicácia e senso inovador de seus diretores, nada disso seria possível.

E é um ponto de destaque. Hoje, na Penze, quando uma empresa procura contratar seus serviços, há uma Análise de Aderência a fim de verificar se os valores desse possível cliente se adéqua a Penze, pois, se não houver essa confiança, essa aposta, tudo que foi dito não seria realizado.

Nesse ponto, o CEO da Penze, Eder Pires da Fonseca, agradece imensamente a oportunidade e ressalta “Pensar diferente não parte apenas da agência, sobretudo, do Supermercados Avenida que está na vanguarda nacional do setor e deu-nos, sempre com muita responsabilidade, espaço para aplicar todo conhecimento que possuímos em relação ao novo marketing.

ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS

  • Fanpage passou de 0 para aproximadamente 15.000 curtidores em 1 ano. Sabemos que apenas números não trazem  resultados. Porém, há um acompanhamento de que esse público refere-se ao do supermercado.
  • Base de e-mail cresce 20% ao mês, fazendo com que se reduza custos em compra de mídia e faça a mensagem chegar mais rápido e de forma assertiva.
  • Tabloide online tem apresentado números considerados de acessos, sendo percebido já pelos clientes do Supermercados Avenida como um diferencial, e reduzindo ainda a impressão, o que o torna  ecologicamente correto.
  • Meu Avenida, o aplicativo, surgiu justamente da análise de dados do acesso ao tabloide online, em 1 mês cresce diariamente.
  • O conteúdo produzido na fanpage tem atingido o público-alvo, fornecendo informações importantes para o consumidor e fazendo ele se relacionar com o consumidos.
  • Algumas ofertas foram divulgadas apenas na internet, e mostraram o potencial das mídias sociais, fazendo que a procura por produtos específicos surpreendesse a todos em resultado de vendas.

*Não se cita dados específicos em razão do sigilo das informações existentes contratualmente.

LINKS

Fanpage: https://www.facebook.com/supermercadosavenida/
Instagram: https://www.instagram.com/supermercados_avenida/
Landing Pages (páginas especiais): Receber Ofertas/Dicas / http://goo.gl/MpCIK6  Meu Avenida (Baixar Aplicativo) http://goo.gl/hUDMqr
Tabloide Online: http://goo.gl/m1XtWu
Aplicativo Meu Avenida: http://goo.gl/tm1pyX
Exemplos de email marketing: http://goo.gl/lRScS7http://goo.gl/rLuBOV

DEPOIMENTOS PENZE

A série de #Depoimento #Penze surgiu da necessidade de ouvir do cliente o que ele pensa sobre nosso trabalho. “Entendemos que melhor do que falar sobre nós é ir até cada um deles para ouvi-los sobre a percepção que cada um deles tem de nosso negócio. Foi uma maneira de entender melhor o que o cliente espera de nós e ainda o que devemos melhorar em cada fase do processo”, explica Eder.

A série que, inicialmente, já tem produzido cinco vídeos contando experiência de cada marca é mais uma novidade que fortalece esse relacionamento com o cliente. “E, claro, que conta de maneira diferente um pouco de um trabalho que é feito em conjunto. Gostaríamos de agradecer a todos os amigos que toparam gravar e acreditaram na ideia. E você pode acompanhar por aqui como foi esse processo que, certamente, terá continuidade”, finaliza Eder.

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