4 estratégias de Mobile Marketing para revolucionar seu negócio
Você sabia que o Brasil tem 230 milhões de smartphones ativos, número que ultrapassa o total da população? A projeção para 2019 é que, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, existam 420 milhões de dispositivos móveis em uso no país — mais de um por habitante. O brasileiro está mais conectado do que nunca e aparelhos como o celular viraram praticamente uma extensão do corpo.
Isso é um sinal de que sua empresa precisa abrir os olhos para estratégias de Mobile Marketing, uma prática que já existe há anos, mas ganha força nas empresas a cada dia. Trata-se de colocar em prática ações para que marcas influenciem, interajam e construam um relacionamento com seus clientes por meio do uso das funcionalidades desses dispositivos móveis.
Já que os smartphones não saem das palmas das mãos dos usuários modernos, é natural pensar que o ambiente mobile seja um incrível canal para divulgação e fortalecimento de marca. Por isso, o Mobile Marketing é uma oportunidade, quando bem-explorada, de gerar retornos expressivos para um negócio e fazer campanhas realmente relevantes, atingindo o público em qualquer lugar de maneira eficaz e inteligente.
Interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post e entenda como esse modelo pode impulsionar seu negócio!
Conheça os elementos básicos de estratégias de Mobile Marketing efetivas
Para traçar suas estratégias de Mobile Marketing, é preciso ter em mente que ferramentas e aspectos serão essenciais para colocar boas ideias em prática. Conheça, a seguir, alguns dos recursos mais importantes.
Responsividade
Uma estratégia mobile não funcionará se o que for projetado pela empresa não se adaptar à tela de um dispositivo móvel. Na hora de desenhar um site ou um material on-line, certifique-se de que ele seja responsivo e apareça com qualidade tanto na tela de um computador como na de um tablet ou celular. Páginas que não carregam ou aparecem incompletas afetam (e muito) a experiência do usuário.
Aplicativos
Ter um app somente da sua empresa é muito vantajoso. Em primeiro lugar, é uma oportunidade de oferecer mais recursos e conveniência para seu cliente. Além disso, trata-se de um espaço único para seu negócio. Ou seja, uma vez conectado no aplicativo, o usuário apenas consome seu conteúdo, o que potencializa as chances de conversão, além de contribuir para fidelizá-lo.
SMS
Muitas pessoas podem achar que elas estão defasadas, uma vez que esse recurso existe desde os primórdios do uso do celular, especialmente com a popularização de aplicativos de conversa. Contudo, mensagens instantâneas são um recurso barato e efetivo para divulgar produtos e novidades de forma rápida e objetiva.
QR codes
São elementos gráficos que, quando uma pessoa usa a câmera do seu celular para escaneá-lo, ela consegue acessar informações ou até mesmo ser redirecionada a um site. Dessa forma, o usuário visualiza uma informação diretamente na tela de seu smartphone em segundos apenas ao aproximar o aparelho da imagem.
Segmentação
Para que uma campanha renda bons resultados, você precisa saber como personalizar suas ações e direcioná-las às pessoas certas. Para tal, deve-se definir os conteúdos, promoções ou campanhas que serão enviadas para cada grupo de usuário, de acordo com suas preferências, localização, idade, classe social, entre outras características.
Ao segmentar os clientes, você otimiza sua divulgação, focando em certas iniciativas para um determinado público, de modo a gerar mais relevância e valor para esse público.
Confira 4 estratégias de Mobile Marketing para maximizar os resultados da sua empresa
Uma vez escolhidas as ferramentas, é crucial seguir boas estratégias de Mobile Marketing para garantir o sucesso. Veja 4 dicas certeiras que você pode adotar.
1. Ofereça a melhor experiência
Em todas as interações via mobile, seu foco deve ser a geração de relevância e entrega de uma experiência valiosa para o cliente. Ao enviar um SMS, crie mensagens que façam com que o usuário veja o benefício nessa informação.
Isso também deve ser considerado ao elaborar campanhas e peças gráficas. Esses itens precisam ser atraentes e ter um valor agregado. Esse cuidado é especialmente importante, já que essas trocas com o consumidor contribuirão para criar a imagem da empresa.
2. Tire proveito das redes sociais
Redes sociais são, em geral, os recursos mais usados nos celulares, nos quais os usuários gastam maior parte do seu tempo. Logo, você não pode deixar de aproveitá-las a favor de seu negócio. Além de garantir a presença de sua marca nas mídias, use-as como um canal de comunicação com seu público, postando conteúdos e encorajando seguidores a seguir e compartilhar postagens.
No mais, você pode impulsionar suas campanhas via anúncios pagos. Isso costuma render bons frutos e auxiliar a empresa a ampliar seu alcance.
3. Invista na gamificação
Gamificar conteúdos significa utilizar a dinâmica e o design lúdico do mundo dos jogos para enriquecer suas estratégias de Mobile Marketing. Atividades como essa são sempre muito efetivas na hora de entreter e, ao mesmo tempo, prender a atenção e fidelizar pessoas.
Se você deseja, por exemplo, nutrir leads para conduzi-los ao longo do funil de vendas, criar um jogo de aprendizado é uma boa ideia para conquistar seu interesse, aguçar sua curiosidade e gerar engajamento enquanto a pessoa se diverte.
4. Preze pela rapidez
Não abuse do fato de que as pessoas estão o tempo todo no celular para ser invasivo e compartilhar informações em excesso. No universo mobile, quanto mais rápido, dinâmico e conciso, melhor. Certamente, é imprescindível manter a qualidade do conteúdo, mas seja objetivo.
É preciso se lembrar de que usuários estão sendo continuamente bombardeados com diferentes materiais. Para se diferenciar, o desafio é conceber algo que chame a atenção e que tenha informação rica e interessante, que faz sentido para o público impactado e que vá direto ao ponto.
Estratégias de Mobile Marketing demandam empenho e atenção da equipe para serem bem-desenvolvidas. No entanto, seus benefícios e os resultados que geram para a empresa são significativos. Afinal, à medida que a tecnologia avança, dispositivos móveis ocupam um papel de maior relevância na vida dos usuários, tornando-se instrumentos definitivos para sua jornada de compra.
Por meio deles, um cliente toma conhecimento de um produto, pesquisa recomendações, interage e pode inclusive concluir seu pedido. Sendo assim, não deixe de ter uma presença virtual de peso e esteja pronto para ampliar seu público.
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