5 mudanças da tecnologia na transformação digital no varejo
O setor varejista é muito concorrido e disputado no mercado brasileiro. Apesar disso, a transformação digital no varejo tem contribuído para o entendimento dos novos hábitos dos consumidores e fortalecimento do desempenho das empresas.
Organizações dos mais variados tamanhos precisam integrar processos e soluções tecnológicas para aumentar sua produtividade e a eficiência nas vendas. É necessário trazer inovações e entregar experiências de consumo mais relevantes.
Neste artigo, mostraremos a importância da transformação digital no varejo e 5 mudanças da tecnologia. Além disso, falaremos da necessidade de se adaptar a esse novo cenário. Confira!
A importância da transformação digital no varejo
A transformação digital no varejo não significa apenas uma inovação, mas uma forma de conseguir manter a competitividade no mercado. É fundamental que as empresas entendam que essa evolução faz parte da mudança tecnológica.
As alterações de comportamento dos consumidores é notória. O uso dos celulares não é apenas mais uma opção, mas vem se tornando protagonista nas vendas. Isso porque o mundo está conectado, e o uso desses dispositivos é diário e toma várias horas de cada usuário.
Assim, o modo como as empresas se relacionam com seus potenciais clientes se transforma. O mercado online cresce constantemente, o tempo de interação nas redes sociais também aumenta e os clientes pesquisam informações na internet antes de adquirir um produto na loja física.
Essas mudanças, além de necessárias, trazem benefícios para os varejistas, pois aumentam o desempenho produtivo e possibilitam que decisões mais rápidas e eficazes sejam tomadas. Desse modo, tem-se consumidores mais satisfeitos e, consequentemente, a otimização dos resultados de vendas.
As 5 mudanças da tecnologia no varejo
Para entender um pouco mais desse processo, vamos conhecer 5 mudanças que a tecnologia trouxe para o varejo. Acompanhe!
1. Integração das lojas físicas e online
A tecnologia possibilita a integração das lojas físicas e online. A partir daí, os consumidores têm a opção de pesquisar na internet os produtos de seu interesse e não dependem exclusivamente do frete. A possibilidade de comprar e retirar na loja agrada muitos clientes, que economizam a taxa de entrega e conseguem e agilizam o processo.
Além disso, alguns consumidores preferem visualizar o produto antes de efetivar a compra, outra possibilidade gerada pela integração. A possibilidade de confirmar a disponibilidade do produto pela internet também ajuda a evitar desencontros e decepções para os clientes.
2. Aumento das vendas
Outra mudança que a tecnologia trouxe foi o aumento das vendas. Se no passado a única forma de vender era física, agora, a internet também é uma ferramenta poderosa de comercialização.
A possibilidade de alcançar clientes de diferentes regiões também potencializa o poder de vendas. Enquanto algumas lojas estão limitadas, ou seja, vendendo apenas em sua vizinhança, outras fazem sucesso ao expandirem o seu mercado para a região, estado e até país.
3. Relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente é fundamental para cativá-lo e fidelizá-lo. Entre os desafios da era digital está a desumanização no atendimento ao cliente. Nesse sentido, encontrar formas de personalizar a comunicação, reduz a sensação de conversar com uma máquina.
Essa interação aproxima o cliente da marca e valoriza a pessoa, fatores de grande influência na decisão de compra. Por isso, é importante facilitar o contato direto com os potenciais consumidores.
4. Uso de mídias sociais
As redes sociais caíram no gosto da população, que passa horas diárias nessas páginas. Isso demonstra a força que esses canais têm e o impacto que podem gerar na divulgação dos produtos e marcas.
É importante investir em estratégias de marketing nas redes sociais e, para aumentar a eficiência desse processo, é interessante descobrir em quais delas o seu público-alvo está mais presente. Dessa forma, o conteúdo produzido nesse ambiente chegará de maneira mais eficiente aos potenciais clientes.
5. Informações mais precisas sobre o público-alvo
Entender quem é o seu público-alvo é fundamental para a criação de estratégias corretas de atração. A tecnologia traz mais informações sobre os consumidores e seus hábitos, o que facilita a criação de um perfil desses clientes.
Acompanhar o comportamento do consumidor ajuda na compreensão do que eles precisam e querem comprar, e quais bens e serviços estão disponíveis para satisfazer suas demandas. Por esse motivo, contar com recursos de monitoramento e gestão desses dados contribui muito para otimizar os resultados de venda.
A necessidade de adaptação a essa nova realidade
As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade que a transformação digital trouxe, estão caminhando para a estagnação e, provavelmente, não durarão muito tempo. Essa afirmação não é para colocar medo ou desespero, porém, é uma forma de alertar quem ainda não dá o devido valor para essas mudanças.
Independentemente da área de atuação e do público-alvo, é preciso buscar novos processos e evolução. Quem não procura estratégias de crescimento será engolido pelos concorrentes mais atuantes e inovadores. Então, como se adaptar? Siga estes dois princípios básicos!
Investir em tecnologia
É claro que para aproveitar todos os benefícios da transformação digital o investimento em tecnologia é essencial. Existem várias maneiras de otimizar os resultados de um negócio ao utilizar as inovações tecnológicas corretas. Veja algumas possibilidades que contribuem para esse processo:
- automação em marketing;
- e-mail marketing;
- big data;
- internet das coisas;
- inteligência artificial.
Estar atento às novas oportunidades do mercado
Por ser uma área dinâmica e em constante evolução, novas oportunidades aparecem constantemente. Logo, é essencial ficar atento às inovações que possam ser úteis para os negócios.
Algumas não se encaixam na realidade de todas as empresas, por isso, é interessante entender quais se aplicam às necessidades de cada negócio. Uma boa forma de verificar esse aspecto é acompanhando os concorrentes e vendo quais deles utilizam novidades que trazem vantagens e aumentam a competitividade.
Neste artigo, vimos a importância da transformação digital no varejo. Os hábitos dos consumidores estão em constante mutação, o que revela que as empresas precisam acompanhar essa evolução. Assim, o investimento em tecnologia é fundamental para aproveitar as oportunidades que esse novo cenário dá, fortalecendo as operações e otimizando os resultados.
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