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Saiba como os influenciadores digitais podem impactar o seu negócio

Saiba como os influenciadores digitais podem impactar o seu negócio

A atuação dos influenciadores digitais expandiu-se rapidamente nos últimos anos. Essa expansão tem muito a ver com o papel que eles desenvolvem nas estratégias de marca.

Associando suas imagens e plataformas a todo tipo de produto ou serviço, eles levam essas soluções a um público fiel. E, naturalmente, geram renda a partir desse serviço.

Neste artigo, vamos explicar quem são os influenciadores digitais, como eles impactam todo tipo de negócio e como gerar visibilidade para a sua marca utilizando os serviços que oferecem. Acompanhe!

Quem são os influenciadores digitais?

Os digital influencers, como também são conhecidos, são criadores de conteúdo que atingem uma vasta audiência na internet. Os canais de comunicação deles com o público podem ser diversos, como YouTube, redes sociais, blogs etc.

Também é muito ampla a área de atuação dos influenciadores digitais. Embora a maior parte deles esteja restrita a um nicho — games, moda, música, equipamentos e outros —, podemos dizer que há um ou mais influenciadores digitais para cada área.

O fato é que eles são um excelente meio de chegar ao seu potencial cliente. Uma vez que gozam de muita reputação e notoriedade. Alguns são, até mesmo, verdadeiras celebridades!

Quais são as vantagens dos influenciadores digitais?

Alguns benefícios desse tipo de produtor de conteúdo é que, de certa forma, ele dialoga com alguns aspectos da publicidade tradicional, o que faz da relação com a audiência algo muito natural.

Por exemplo, não é difícil compreendermos sua atuação como um aprofundamento do trabalho dos famosos garotos-propaganda publicitários.

No entanto, os influenciadores digitais transmitem mais credibilidade, uma vez que a maior parte dos seus seguidores ou inscritos sabe que eles não se arriscariam a oferecer um produto de baixa qualidade.

Em outras palavras, embora revivam a aura dos garotos-propaganda, os influenciadores, ao indicarem um produto, conseguem colocar suas observações sobre ele, na maior parte das vezes porque são usuários.

Ou seja, é um marketing digital mais direto, franco e voltado ao diálogo com o público-alvo. Nada de indicações genéricas com frases feitas e um sorriso forçado.

Como utilizar influenciadores digitais nas suas campanhas?

A escolha por esse tipo de profissional, no entanto, demanda alguns cuidados. O sucesso de uma boa estratégia, com certeza, pode passar pela visibilidade que ele traz, mas isso, sozinho, não basta.

Abaixo, listamos algumas dicas para você garantir o sucesso de suas campanhas utilizando influenciadores digitais.

Saiba que o influenciador é parte de um todo

Não confie o sucesso de todas as suas vendas na contratação de um digital influencer. Ele deve ser parte de uma campanha maior, e não uma espécie de “salvador da pátria”.

Assim, o ponto de partida é a definição de um objetivo de marketing digital (engajamento em redes sociais, geração de leads, vendas etc.), seguida da formulação de uma estratégia que coloque o influenciador em papel de destaque.

Crie uma estratégia

Se o objetivo está definido, é necessário vislumbrar o caminho que levará à sua realização. Isso pode ser feito, por exemplo, definindo o público-alvo da campanha.

Repare que essa definição já contribui para decidir quem será o influenciador escolhido. Uma vez que é fundamental que ele seja capaz de atingir aquele público.

Assim, não basta que ele atinja milhões de pessoas na internet. Essas pessoas devem ter aderência ao produto que você oferece e poder aquisitivo para comprá-lo, só para citar alguns aspectos.

Obviamente, a relação entre a sua empresa e o público do digital influencer não precisa ser tão direta. Por exemplo, se você for dono de um restaurante, não precisa, necessariamente, procurar por um canal de gastronomia.

Você poderia utilizar um youtuber que dá dicas sobre casa para pessoas que moram sozinhas e não têm muita paciência para cozinhar.

Meça os resultados e faça ajustes

De uma forma ou de outra, o melhor ativo que um influenciador tem a oferecer para as suas campanhas é o alto número de visibilidade e engajamento.

Uma vez realizada uma ação como essa, provavelmente você verá seus números dispararem. Mas o trabalho não acaba aí: é necessário medir e realizar ajustes enquanto a campanha está em andamento e, também, ao final.

É um tipo de investimento cujo retorno é diferente do usual, quantitativa e qualitativamente. Logo, você deve monitorar as métricas mais importantes e se manter atento a elas o tempo todo.

Transforme tudo isso em conhecimento

Se for cuidadoso na análise e interpretação desses dados, você vai aproveitar a enorme visibilidade que os digital influencers podem oferecer para transformar uma campanha em conhecimento real para o seu negócio.

Exposto a tanto tráfego, você pode tirar conclusões para essa e outras campanhas, além de ficar exposto a situações que permitem avaliar o seu produto, seus preços, modelo de negócio e outros fatores.

Ou seja, a popularidade do influenciador digital, se bem aproveitada, não é apenas um meio de conseguir muitas vendas e chegar a um público novo. É um poderoso mecanismo de aprimoramento dos seus processos.

Compartilhe a estratégia com o influenciador

É interessante lembrar que a pessoa que vai ser a interface da sua marca com um público maior não é apenas alguém que você contratou, mas sim um parceiro.

Nesse sentido, o digital influencer vai saber escolher melhor as palavras e criar o conteúdo certo se você o colocar a par da estratégia de marketing da qual ele faz parte. Dedique um pouco do seu tempo para se reunir com ele, ainda que não seja uma reunião presencial.

Explique seu modelo de negócio, sua estratégia para o conteúdo que ele vai produzir e quais problemas pretende solucionar com a parceria.

Não é à toa que vivemos o momento auge da atuação dos influenciadores digitais. Eles são uma peça importantíssima de uma estratégia de marketing digital, e você não deve desperdiçar a oportunidade de desenvolver esse tipo de parceria!

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