Como melhorar o relacionamento com o cliente com a automação de marketing
Se você já procurou saber mais sobre o Marketing Digital, deve ter encontrado nas pesquisas relacionadas às palavras automação de marketing e também relacionamento com o cliente. Para entender mais sobre essa estratégia, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a história de Cristina.
Cristina é maquiadora profissional há 8 anos. No início da carreira, não tinha muitos clientes e, por esse motivo, nunca tinha dinheiro para investir em campanhas de marketing. Com o passar do tempo, seu negócio cresceu e quanto mais ela investia na promoção dos serviços, mais clientes surgiam.
Com o advento das redes sociais, Cristina logo criou páginas e perfis dos seus negócios no Instagram e no Facebook. Inclusive, indicaram a ela que também criasse um site. Contudo, com o aumento no número de clientes, ela não tem tempo hábil para responder a todas as perguntas e comentários que surgem diariamente nos canais.
Cada vez mais pessoas estão no mesmo caminho de Cristina. Isso porque o negócio sonhado acaba ganhando grandes proporções, porém, cada investimento deve ser minimamente calculado, e nem sempre contratar outra pessoa é uma opção! Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre como melhorar o relacionamento com o cliente por meio da automação de marketing. Acompanhe!
O que é a automação de marketing?
Automatizar o marketing significa utilizar softwares e outras tecnologias para agirem em escala, aumentando os resultados de uma empresa. Com a ferramenta, é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento e as vendas.
A nossa personagem, Cristina, não tem tempo hábil para atualizar todas as redes sociais com posts semanais e, ainda, responder a todos os clientes em potencial. O volume de atividades é grande e, a cada dia que passa, essa demanda cresce e acumula um pouco mais. Nesse caso, a maquiadora poderia usar a automação de marketing para reduzir o seu trabalho manual, aumentando a eficiência do serviço e diminuindo o tempo gasto com essas tarefas.
Isso porque, optando por uma ferramenta de automação de marketing, Cristina e tantos outros empreendedores podem agendar postagens nas mídias sociais, enviar e-mails específicos, avaliar clientes em potencial, medir resultados e muito mais.
Como a automação de marketing influencia nas vendas?
Nem sempre a pessoa que visita o seu site vai adquirir o seu produto na hora. No entanto, isso pode mudar dentro de algumas semanas ou meses. Para isso, é importante que você se mantenha presente no cotidiano desse cliente.
Por meio da automação de marketing é possível acompanhar cada um de forma personalizada, aumentando as oportunidades de negócio. Sem fazer isso, o seu cliente em potencial pode demorar mais para se sentir apto a comprar ou talvez nunca opte pelo seu produto.
A automação de marketing, como já vimos, pode ajudar a acompanhar, gerenciar e manter os seus contatos. Isso significa que os futuros clientes gastarão menos tempo argumentando, o que diminuirá também o tempo entre a consultoria e a compra.
Como construir um bom relacionamento com o cliente?
Atualmente, manter uma boa relação com os clientes é essencial. Afinal, você não quer fazer uma venda única e ser esquecido. Ou o oposto: ser lembrado apenas pelos erros que poderiam facilmente ser corrigidos.
Portanto, mantenha sempre em mente a importância de ter um bom relacionamento com o consumidor, e de fazê-lo gostar do produto e de sua marca. Um cliente satisfeito é uma ótima propaganda, já que ele, possivelmente, elogiará o seu produto para os familiares e amigos — a famosa propaganda boca a boca. Não se esqueça que avaliações negativas pesam muito na hora de escolher uma empresa, por isso evite acumulá-las!
Sendo assim, recepcione os seus clientes de forma calorosa e não com uma simples mensagem, como “Obrigado por se cadastrar” ou “Seja bem-vindo ao nosso site”. Personalize a jornada de compra! Uma boa dica é investir no Customer Success, uma estratégia que, conforme mostraremos a seguir, pode trazer excelentes resultados.
O que é Customer Success?
O Customer Success é uma estratégia que tem como foco o comportamento do consumidor. É muito mais do que somente programar uma mensagem pronta e enviá-la aos clientes. Significa entender o que o cliente deseja e responder a essa demanda.
Assim, você ouve o cliente e entende as suas necessidades — o que é muito mais importante do que somente uma intermediação de venda.
O que é Customer Relationship Management?
Você precisa também dar o máximo da sua atenção para quem compra na sua empresa. Falta tempo? Para resolver esse problema, existe o Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente: essa estratégia tem impacto direto no Marketing, nas vendas, no suporte e em outros setores que demandam a sua relação com o consumidor.
Mas como o CRM funciona? É simples! Em linhas gerais, é um software onde você cadastra os seus clientes (esse cadastro pode ser manual ou direto de um banco de dados) e registra as informações desejadas (qualquer pessoa pode fazer anotações sobre o cliente).
Com isso, o sistema apresenta dados, histórico de compras, canais preferidos de atendimento, entre outras informações. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de personalizar o atendimento de cada cliente. Assim, o CRM é como se fosse um funcionário da sua empresa, sempre mostrando o que você precisa saber e apontando soluções.
Neste post, falamos sobre como melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente por meio da automação de marketing. Você conheceu a realidade da nossa personagem Cristina e percebeu que o que acontece com ela é muito comum com outros empreendedores e prestadores de serviços.
Além disso, apresentamos o Customer Success e o Customer Relationship Management, que são estratégias essenciais na hora de personalizar o atendimento com o cliente — mesmo que você não tenha muito tempo para isso!
E aí, gostou destas informações? Quer saber mais sobre a automação de marketing e como melhorar, de uma forma simples e rápida, o relacionamento com o cliente? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!