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Transformação digital: entenda a sua importância para o marketing

Transformação digital: entenda a sua importância para o marketing

Você imagina sua vida sem tecnologia digital? Impossível, não é? Nesse momento, provavelmente você está lendo este artigo no seu notebook, conversando com um amigo no Smartphone e acessando suas redes sociais no tablet. Estamos hiperconectados. E passando por um processo extremamente rápido de Transformação Digital ou, como também é conhecida, DT (sigla em inglês para Digital Transformation).

Para o usuário, a DT é um fenômeno em processo, algo que está adentrando sua vida com rapidez e naturalidade. Para as empresas, a Transformação Digital é uma necessidade, pois pode significar a diferença entre o sucesso e a estagnação. Para a sociedade, é uma mudança de paradigma. Mas afinal, o que é isso?

Para entender o que é a Transformação Digital, sua importância para as empresas e como isso influencia o Marketing, continue lendo nosso artigo!

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital é o ápice da revolução informacional, iniciada na década de 90, com o advento da internet e da comunicação em massa horizontalizada. Quer dizer, é a possibilidade da tecnologia apresentar formas mais rápidas de fornecer respostas e transmitir dados.

O desenvolvimento tecnológico está se tornando um agente por si mesmo nas interações, afetando o modo como nos portamos, nos relacionamos e consumimos. As diversas ferramentas que têm surgido abriram possibilidades antes só sonhadas na ficção científica, que tornam nossa vida mais rápida, transversal e comunicativa.

Entre as principais inovações tecnológicas que sustentam a Transformação Digital, estão:

  • Computação em Nuvem: a capacidade de armazenar dados remotamente, tornando-os acessíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • Big Data: condições de armazenar um volume de dados em quantidade astronômica, permitindo um longo índice online de conteúdos e informações;
  • Internet das Coisas: uma das maiores revoluções tecnológicas atuais, permite que ferramentas, eletrônicos e mesmo roupas estejam conectados à internet com constante troca de dados;
  • Inteligência Artificial: capacidade de interação e manifestação de máquinas e softwares para executarem tarefas humanas autonomamente, abrindo caminho para o aprendizado e autodesenvolvimento.

Como podemos ver, a Transformação Digital é inexorável. Portanto, cabe às empresas e ao Marketing saberem lidar com ela.

Como as empresas devem lidar com a Transformação Digital?

A Transformação Digital é o agora, e as empresas que não se integrarem a ela estão fadadas à estagnação e, provavelmente, ao fechamento. Parece dramático, mas é uma realidade.

A DT atuará diretamente em todos os processos da empresa, desde os clientes internos (setores e profissionais interdependentes) até o cliente externo (leads e consumidores). Na parte interna, a Transformação Digital afeta as rotinas e procedimentos, tornando-os mais ágeis e produtivos, conferindo, por conseguinte uma vantagem de mercado.

Quanto ao cliente externo, afeta no modo de lidar com ele, ao considerar o novo perfil do consumidor online ou, como já se coloca, o consumidor 3.0. E é aqui que entra o marketing digital.

Qual a importância da Transformação Digital para o Marketing?

A Transformação Digital mudou drasticamente a forma como as empresas se relacionam com seus potenciais clientes. Hoje, o mercado online é o que mais cresce. O tempo de interação em redes sociais aumenta. Os consumidores, mesmo quando vão em lojas físicas, pesquisam antes no Google os produtos que desejam e quais as lojas que pretendem comprar.

Portanto, os limites do mundo virtual e real estão cada vez mais tênues, e é trabalho do Marketing Digital compreender e lidar com esse novo mercado ao se utilizar das inovações tecnológicas, conhecimento de tendências de mercado, perfis de consumidores, técnicas de SEO, de ranqueamento e de discurso, além de saber medir os indicadores para mensurar o resultado e traçar novas estratégias.

Para isso, o marketing digital conta com diversas frentes: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing de Influência, Automação de Marketing, Email Marketing, para citar as principais.

Cada uma delas trabalha uma área relevante da Transformação Digital e da relação do potencial cliente com a empresa.

Resumindo, a Transformação Digital já é uma realidade. Os meios de comunicação e a velocidade de dados crescem exponencialmente. Que tal fazer sua empresa crescer junto? Aprenda agora, como fazer um planejamento estratégico digital para 2019.

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