Saiba quais são as redes sociais mais utilizadas atualmente
Se a sua estratégia de marketing digital atua com as ferramentas erradas, dificilmente ela trará os resultados que você espera. Por isso, é essencial conhecer quais são as redes sociais mais utilizadas da atualidade para ter certeza de estar nos espaços certos.
A cada dia surgem novas redes sociais com propósitos inéditos. Para não se sobrecarregar com tantas possibilidades, você precisa manter o foco e se concentrar naquilo que é importante para a sua empresa: estar onde faz sentido para os objetivos dela.
Embora existam diversas redes sociais disponíveis, elas costumam ser bem diferentes umas das outras. Certos recursos podem ser decisivos para implementar uma estratégia de marketing eficaz no ambiente digital. Basta saber quais eles são e como utilizá-los. Confira o post de hoje e saiba mais!
Quais são as redes sociais mais utilizadas?
Nenhuma empresa quer estar presente em um canal de marketing vazio, certo? Então, vale muito a pena analisar quais redes sociais têm mais volume de audiência para começar a planejar as suas ações. Além disso, é importante considerar as particularidades de cada uma dessas opções.
Veja a seguir um ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo:
1. Facebook
A maior rede social do mundo já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários e se tornou parte integrante da maioria das estratégias de marketing em vários setores. Ao criar uma página nessa plataforma para o seu negócio, ele poderá ser encontrado por um público bastante diverso.
O Facebook possibilita a publicação de múltiplos tipos de posts, algo bem positivo para que a sua estratégia de conteúdo traga bons resultados. Você pode postar textos, fotos, vídeos, enquetes, fazer transmissões ao vivo e até veicular anúncios inteligentes para direcionar o público às suas ofertas.
2. Instagram
Inicialmente lançado como um aplicativo para aplicar filtros em fotos, o Instagram se transformou na segunda maior rede social do mundo e pode trazer muitos benefícios à sua marca. Se a sua empresa tem apelo visual para explorar, o Instagram oferece a estrutura certa para isso.
Recentemente, o aplicativo implementou o recurso Instagram Stories, que permite o compartilhamento de conteúdo que desaparece em 24 horas e possibilita um retrato mais próximo do dia a dia das empresas. Também é possível realizar transmissões ao vivo, que se destacam por engajar bastante o público.
3. LinkedIn
Voltado para o ambiente corporativo e networking, o LinkedIn é uma rede social que pode trazer excelentes resultados para empresas do segmento B2B ou que desejam impactar setores bem específicos. Sua estrutura é relativamente semelhante à do Facebook, só que com menos recursos.
Ainda assim, essa rede social pode se tornar um instrumento poderoso de comunicação para a sua empresa no mercado dela. Recentemente, ela passou a permitir a publicação de artigos em seu feed de atualizações, algo que pode ser usado pela sua marca como se fosse um blog.
4. Twitter
Com foco em conteúdo gerado em tempo real, o Twitter permanece como uma opção relevante para as marcas que desejam impactar seu público de maneira significativa. Ele não tem o mesmo volume de acessos nem relevância que os players maiores, mas pode ser útil para situações específicas.
A sua empresa pode aproveitar o Twitter para trazer visibilidade a coberturas ao vivo, especialmente se usar alguma hashtag promocional. Vale a pena ficar de olho nos trending topics para buscar oportunidades de viralizar.
5. WhatsApp
Apesar de ser principalmente um aplicativo de troca de mensagens, o WhatsApp pode ser considerado uma rede social e tem um volume considerável de público para isso. Portanto, é possível aproveitar a força dele a favor da sua empresa.
Cada vez mais negócios conseguem bons resultados ao marcar presença no WhatsApp. Você pode utilizá-lo como um poderoso canal de atendimento ao público, por exemplo. Recentemente, a empresa lançou uma versão voltada para empresas, o WhatsApp Business.
6. YouTube
Além de ser uma das redes sociais mais utilizadas, o YouTube causou transformações na forma como o público consome conteúdo. Hoje em dia, é comum que youtubers ganhem status de celebridades e que seus canais tenham até mais audiência do que canais de TV. A sua marca pode aproveitar essa tendência.
Para isso, vale a pena considerar a criação de vídeos para a sua empresa. Crie um canal e comece a movimentá-lo com uploads regulares e interações com o público. Aos poucos você poderá ganhar a simpatia de influenciadores e aumentar a sua visibilidade.
7. Pinterest
Diferenciado em relação às opções dessa lista, o Pinterest permite colocar a sua empresa no papel de curadora de conteúdo ao criar boards temáticos e inserir posts neles.
O Pinterest tem o potencial de ser decisivo para que a sua empresa consiga gerar identificação junto ao seu público. No entanto, é importante considerar que ele tem apelo para nichos bastante específicos — como os de moda, beleza e decoração.
Como escolher as redes sociais para a sua marca?
Saber quais são as redes sociais mais utilizadas não é o suficiente para estruturar a sua estratégia de marketing digital. Um dos pontos mais importantes para a sua decisão envolve estudar o máximo possível a respeito do perfil e das preferências do seu público-alvo. Ao entendê-lo melhor, você poderá descobrir quais plataformas ele frequenta.
Dessa forma, a sua empresa só deve atuar nas redes sociais mais relevantes para a sua audiência. Não faz sentido desperdiçar seus esforços para manter páginas em plataformas que não têm identificação com o seu público. Lembre-se de ter atenção a dias e horários em que essas pessoas costumam acessar a internet.
Se a sua empresa está no meio B2B e deseja impactar CEOs de empresas de determinado segmento, vale muito mais a pena trabalhar com foco no LinkedIn. Por mais que o Facebook tenha a maior audiência, seu apelo mais generalista pode não ser o mais indicado para os seus objetivos.
O que fazer em seguida?
Definidas as redes sociais que farão parte da estratégia de marketing da sua empresa, o próximo passo é planejar as suas ações. Se você já conhece bem o perfil do seu público, então saberá que tipo de conteúdo ele costuma consumir.
Procure utilizar ao máximo os recursos disponíveis nas plataformas que você escolheu e atender às expectativas dos seus contatos. Além de contar com redes sociais mais utilizadas em sua estratégia, você também precisa ficar de olho nas principais tendências e inovações dessa área.
Todos os dias podem surgir novidades que se encaixam perfeitamente às suas necessidades — até as redes sociais mais utilizadas podem mudar — e você deve ficar sempre atento a esses movimentos. Esse também é um jeito eficaz de não deixar que os concorrentes tomem o seu espaço e de manter o interesse do seu público-alvo.
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