5 erros na estratégia de marketing que você não pode cometer!
A sua estratégia de marketing não está trazendo os resultados esperados? Pode ser que ela esteja passando por alguns problemas que comprometam os seus retornos. Em um meio tão dinâmico como esse, qualquer falha pode ser bastante grave para os objetivos da sua marca.
Para evitar impactos negativos em suas vendas e na imagem da sua empresa, confira a seguir 5 erros na estratégia de marketing que você não pode cometer.
1. Não definir objetivos
Uma estratégia de marketing certamente vai falhar se não tem objetivos bem definidos. Afinal, não há maneira de medir o sucesso dela nem se certificar de que cumpriu seu papel.
Antes de começar qualquer etapa do seu planejamento, é necessário ter em mente o que a sua marca pretende conquistar. É um aumento de vendas? Trazer visibilidade para determinado serviço? Seja o que for, tem que ser algo atingível e, preferencialmente, mensurável.
2. Não conhecer seu público
A sua estratégia de marketing somente terá sucesso se conseguir gerar identificação junto ao público-alvo dela. Portanto, você precisa conhecer muito bem as pessoas que está tentando impactar com a sua campanha.
Estude quais são as motivações e necessidades dessa audiência, dois tipos de informação bastante estratégicos para desenvolver as melhores abordagens para atingi-la. Isso vai permitir que você encontre oportunidades valiosas para se destacar.
3. Não integrar o marketing a outros setores
O setor de marketing da sua empresa não pode e nem deve ficar isolado. Ele é essencial para que os outros funcionem, portanto, precisam estar devidamente integrados.
Por exemplo, o seu departamento de vendas costuma compartilhar metas e informações com o time de marketing e vice-versa? A sua marca somente vai conseguir bons resultados assim que todas as suas equipes estejam trabalhando em função de um mesmo objetivo.
4. Não monitorar seus concorrentes
Nenhuma empresa obtém sucesso ao se manter isolada no mercado, sem considerar o que outros players fazem. Você precisa criar o hábito de realizar análises das estratégias dos seus concorrentes para tornar as suas abordagens mais estratégicas. Não se trata de copiar o que eles estão fazendo, e sim de ficar por dentro de suas iniciativas para não se surpreender e desenvolver campanhas que superem seus esforços.
5. Não aprender com seus resultados
Os números das suas campanhas anteriores precisam servir de norte para a sua estratégia de marketing. Eles servirão para ajudar você a enxergar quais abordagens deram certo e as que necessitam de ajustes. Também ajudarão a livrar você do risco de cometer o mesmo erro duas vezes. A cada campanha, você precisa ter condições de melhorar cada vez mais. A única forma de garantir isso é olhando para o passado e superando-o.
Manter-se longe desses erros é uma ótima maneira de garantir mais qualidade em sua estratégia de marketing. Com o crescimento da concorrência e o surgimento de novas formas de se comunicar com o público, é necessário contar com uma atuação sempre eficaz ao utilizar esses meios. Afinal, um único deslize pode significar uma gigantesca vantagem para os seus concorrentes.
Uma ótima maneira de garantir que a sua estratégia de marketing não contenha erros é terceirizando esse serviço. Trazer uma agência de marketing para trabalhar a favor da sua empresa é um meio de se certificar de que as decisões certas sejam tomadas em relação às suas campanhas e você tenha acesso a um time de especialistas capazes de gerar as melhores entregas.
Essas dicas ajudaram você a enxergar novas maneiras de atuar com a sua marca? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!