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Entenda quais são as diferenças entre Inbound e Outbound marketing

Entenda quais são as diferenças entre Inbound e Outbound marketing

Para atuar de maneira estratégica em tempos competitivos como os atuais, é necessário sempre ter as melhores ferramentas para potencializar os resultados. A marca precisa dos impulsos certos para chegar aos clientes em potencial e fortalecer a própria imagem.

Para isso, é importante que conheça as diferenças entre inbound e outbound marketing. Esses dois mecanismos são bastante diferentes na forma de fazer marketing e podem ajudar a empresa a alcançar resultados cada vez melhores em vendas e visibilidade.

No entanto, é válido saber de que forma utilizar suas forças individuais a favor dos objetivos da companhia. Para auxiliá-lo nesse trabalho, apresentamos a seguir as principais características de inbound e outbound marketing para que você possa tomar a melhor decisão para as metas da sua marca. Confira!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing consiste em integrar uma série de estratégias diferentes que têm uma característica principal em comum: atrair o público para as ofertas. Trata-se do caminho inverso visto no caso do outbound marketing, que busca ativamente por potenciais clientes.

O termo foi inventado pelo cofundador do HubSpot, Brian Halligan, e se tornou mais prevalente nos últimos anos. Isso ocorreu graças ao progresso tecnológico, que permite atrair uma audiência cada vez mais segmentada e qualificada para as ofertas de uma marca.

O intuito do inbound marketing é solidificar a companhia como uma autoridade em seu respectivo mercado ao publicar conteúdo de qualidade que seja do interesse do público-alvo. Ao mesmo tempo, são empregados esforços para que esse material seja facilmente encontrado pela audiência.

Veja, a seguir, alguns dos mecanismos utilizados pelo inbound marketing para atrair o público certo.

Marketing de conteúdo

Não é possível fazer inbound marketing sem conteúdo de qualidade, que produz identificação no perfil de público certo e atrai sua atenção. Além disso, esse material serve de moeda de troca para que a audiência tenha cada vez mais contato com a empresa e eventualmente se torne cliente dela.

Otimização de conteúdo

Com técnicas de SEO, é possível encurtar o caminho do público até o conteúdo da marca usado na estratégia de inbound marketing. Assim, as publicações aparecem no Google para quem buscar por termos relacionados, o que qualifica a audiência.

Fluxo de e-mail marketing

Parte essencial desse tipo de estratégia, o envio de e-mails ajuda a manter o público em contato com o conteúdo da marca. É essencial evitar a prática de spam: a audiência deve se inscrever para receber o material. Uma plataforma de automação de marketing ajuda a fazer disparos em momentos estratégicos.

Marketing nas redes sociais

Sistemas poderosos de comunicação, as redes sociais são fortes aliadas da estratégia de inbound marketing. Por meio delas tem-se um portal de entrada bastante promissor para o conteúdo da empresa, além de ter diversos formatos para atingir positivamente o público.

O que é outbound marketing?

O outbound marketing é toda estratégia que consiste em buscar clientes e visibilidade para produtos ou serviços com a ajuda de mecanismos que permitem esse contato. É a forma tradicional de marketing que envolve o uso de meios como TV, rádio, anúncios em mídia impressa e outros.

Seu objetivo principal é chegar ao público-alvo sem ser invasivo. Por isso, o sucesso do outbound marketing depende de aparecer misturado ao conteúdo que interessa à audiência, como programas de TV e reportagens em revistas.

Em alguns casos, as pessoas conseguem evitar esse tipo de publicidade ao ignorar os anúncios ou mudarem de canal, por exemplo. Além disso, não costuma ter muitas opções de segmentação já que o foco é atingir o máximo de audiência possível. Veja alguns exemplos de outbound marketing a seguir.

Marketing na TV e no rádio

A palavra-chave em propaganda de rádio e TV é interrupção: ela para a programação para anunciar um produto ou serviço. Em geral, os preços variam conforme o horário, a audiência e o tempo de duração. “Horário nobre”, por exemplo, é uma faixa de alta visibilidade em que é possível atingir mais gente.

Marketing via telefone

Consiste em telefonar para potenciais clientes e apresentar as características e as vantagens do que se quer vender com um discurso persuasivo. Com o decorrer dos anos, esse método passou a causar rejeição no público até o ponto de leis municipais e estaduais criarem regras para evitar o incômodo.

Mídia out of home

O intuito dessa forma de outbound marketing é aparecer para o público enquanto ele está fora de casa — são outdoors, painéis eletrônicos, monitores em elevadores e transporte público, e outros. Há um grau de segmentação se forem levados em conta os locais escolhidos e os públicos que circulam neles.

Marketing impresso

Desde a época da invenção da imprensa é possível fazer marketing impresso. Com melhores estruturas de correios, tornou-se fácil enviar propaganda diretamente para as casas das pessoas. É o caso de anúncios em panfletos, catálogos promocionais e similares.

Inbound e outbound marketing: qual escolher?

Para atuar no mercado atual, a marca deve buscar recursos que permitam atingir o público certo para ela. Não faz sentido insistir em técnicas ultrapassadas que custam caro e não trazem os resultados esperados.

Na escolha entre inbound e outbound marketing, não se trata de optar por um e excluir o outro. É possível obter excelentes resultados ao integrar os dois de maneira inteligente de forma a aproveitar as forças individuais de cada tipo de estratégia a favor dos objetivos da companhia.

O inbound marketing oferece meios eficazes para tornar a marca interessante para quem tem perfil para se tornar cliente. Por meio de recursos tecnológicos sofisticados, é possível aparecer para a audiência identificada. Com o acompanhamento dos resultados em tempo real, é possível comprovar o sucesso das escolhas.

Ao mesmo tempo, o outbound marketing não precisa ser descartado. É possível fortalecer a visibilidade da marca com esse método, principalmente ao contar com meios que garantam acesso a uma audiência maior. É preciso ter em mente, no entanto, que ele não traz o mesmo volume de bons resultados que o inbound marketing.

Agora que você já conhece as particularidades dos dois conceitos, pode começar a planejar de que forma essas técnicas serão integradas ao seu planejamento. Entre inbound e outbound marketing, qual parece mais atraente para a sua empresa? Deixe um comentário com a sua opinião!