Bocanova: uma revolução no relacionamento com o consumidor.
Bocanova abre espaço para a Criatividade na comunicação.
O fenômeno das hamburguerias caiu mesmo no gosto dos consumidores e assume hoje um papel protagonista quando o assunto é sair de casa pra saborear um “lanche”. Somente na cidade de São Paulo o segmento registrou crescimento de 575% nos últimos 10 anos. “Foi um ‘boom’. E, no interior, não foi diferente. Observamos o nicho, estudamos a demanda e, com uma comunicação criativa, envolvente e com certa dose de humor, atingimos o consumidor, que hoje participa ativamente daquilo que propomos nas redes”, informa o CEO da Penze Eder Pires Fonseca, que atende a marca desde 2015. De lá pra cá, conforme o próprio chef Humberto (que comanda a casa) comenta, foram inúmeras ações na web. A aposta na comunicação realmente se concentrou no universo online e ele assegura, deu resultado! (Confira aqui uma das ações criadas para o Bocanova).
“O fato é que o Marketing Digital abriu um leque de oportunidades. A Penze levou nosso negócio à outra atmosfera, com campanhas que levaram em consideração dados bastante relevantes sobre o target, como quem costuma sair de casa pra comer, quem tem acesso às redes, quem compra, quem pede em casa, enfim, esses e outros dados são constantemente monitorados e o resultado tem sido fenomenal”, destaca o chef Humberto. Pra ele, a estratégia da Penze em focar no online gerou um relacionamento com o consumidor nunca registrado antes. “Foi esse relacionamento que fez e faz tanto sucesso”, diz.
Mas como o Bocanova se destacou em meio ao mercado saturado?
Sair do óbvio foi indispensável para gerar esse engajamento e consolidar a marca Bocanova; atualmente, além das dezenas de promoções através das redes sociais, o consumidor tem um cartão ‘bocalover’, tem acesso às entregas especiais (com o chef), além de um conteúdo que vai desde o preparo de determinados pratos até a origem de alguns ingredientes. “Em um dos materiais produzidos fomos até a fazenda que fornece folhas orgânicas para o Boca e gravamos (Confira o vídeo) a experiência com o chef. Além de mostrar para o consumidor onde o restaurante compra, geramos uma experiência com ele (o consumidor), pois muitos nem tinham conhecimento da existência desse produtor que visitamos”, conta o CEO. E as ações continuam… O Bocanova serve pratos à La Carte e promete sorteios e promoções para atrair outro público que terá a chance de vivenciar mais uma irresistível experiência.
Planejamento estratégico digital
Com os consumidores cada vez mais exigentes e também mais presentes nas redes sociais, as estratégias foram todas voltadas ao digital. “Percebemos que os internautas adoram ver receitas culinárias, acompanham, fazem em casa e tudo mais. Percebendo isso, vimos que o direcionamento seria exatamente esse, mostrar o produto real, temos hoje na agência fotógrafos que fazem as fotos dos produtos do Bocanova, despertando o desejo dos consumidores”. Eder também conta que a criação de vídeos dos “bastidores” é uma ferramenta muito interessante, mostrar como os burgers são feitos e até mesmo onde são comprados os ingredientes têm gerado bastante engajamento entre os bocalovers.
Confira abaixo o vídeo do depoimento do Chef Humberto, proprietário e fundador do Bocanova:
Gerenciamento de canais digitais
Além das publicações, toda a estratégia não valeria de nada se não existisse um monitoramento rigoroso. “O Bocanova possui contas no Facebook, Instagram e Youtube. Hoje o monitoramento é um dos setores mais importantes aqui na agência. O Bocanova foi onde começamos a entender como o público interage com a marca e, analisando o segmento, encontramos uma forma descontraída de engajar esse público, trazendo resultados significativos” conta Eder. Sempre antenados às novidades da internet, o monitoramento utiliza memes do momento e utiliza a própria figura do Chef Humberto para interagir com o público que, de imediato já começa a engajar com o conteúdo de forma bem descontraída. Eder fala que a aproximação com o cliente é fundamental, “esse é um dos segredos do marketing digital, trazer o público pra si, tratá-lo como um amigo e não como cliente” diz.
Como o chef Humberto contribuiu para tudo isso?
Eder conta que “o chef Humberto foi fundamental para que pudéssemos alcançar esses resultados, sempre confiando em nosso feeling do digital, deixou toda a estratégia online por nossa conta, essa confiança em nosso trabalho foi essencial para que o Bocanova chegasse onde esta hoje”.
O Bocanova é uma burgueria tradicional na Europa, existe toda uma história por trás disso. O marketing digital ajudou a unir a tradicionalidade com inovação, graças ao pensamento empreendedor do Chef Humberto,
Nosso CEO diz que o Boca foi um dos primeiros cases de sucesso da Penze, “Muita coisa aconteceu desde a chega do Boca como nosso cliente, graças ao trabalho executado com dedicação, novas portas foram se abrindo naturalmente. O Chef além de cliente, passou a ser amigo de todos nós da agência, esse relacionamento ultrapassou a barreira do profissional, como aconteceu com muito de nossos clientes”.
Alguns resultados obtidos:
- Fanpage: Após colocarmos em prática as estratégias, a página já possui mais de 9 mil seguidores.
- Engajamento: Com uma média de 100 curtidas, 250 comentários e 200 compartilhamentos, a página alcança aproximadamente 5000 pessoas semanalmente por conta das publicações que envolvem promoções e conteúdo.
Com muita criatividade nas ações e campanhas, com as invencionices na cozinha do chef e decoração do ambiente o Bocanova se consolidou com identidade própria, público variado e boa comida. “O mercado está saturado? Talvez. Mas a saída é inventar coisas novas, sair do óbvio como já falamos. E, no Bocanova, temos liberdade total para fazer isso. Por essa razão nosso relacionamento com o cliente deu tão certo. Satisfação que se estendeu ao consumidor”, finaliza Eder.
LINKS
Fanpage: https://www.facebook.com/bocanovabr
Instagram: https://www.instagram.com/bocanovabr/
Youtube: Restaurante Bocanova
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