Afinal, vale mesmo a pena investir em e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais, sendo utilizada desde o fim da década de 90. Mas devido ao seu uso extensivo e o surgimento de novas estratégias promocionais, muitas empresas se perguntam se vale a pena investir em e-mail marketing nos dias de hoje.
A resposta é sim, e é sobre isso que vamos falar neste post. Aqui vamos mostrar alguns motivos pelos quais sua empresa deve continuar investindo em e-mail marketing!
As pessoas acessam o e-mail todos os dias
Muitos profissionais acreditam que o e-mail é uma ferramenta de comunicação ultrapassada, porém, os dados indicam o contrário. Estima-se que no fim de 2016 mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail estavam sendo utilizadas.
Além disso, 92% dos adultos que utilizam a internet no dia a dia têm uma conta de e-mail, e 61% deles acessam suas contas diariamente, segundo a Pew Research. E a popularidade dos smartphones só potencializa essa estratégia, já que 53% dos e-mails são abertos por dispositivos móveis.
Estes números demonstram claramente todo o potencial do e-mail marketing para a promoção de seus produtos e serviços. Deixando de investir no e-mail marketing sua empresa poderá perder a oportunidade de alcançar todos esses clientes.
O e-mail marketing tem um bom engajamento
Não é só o volume de usuários que torna a estratégia de e-mail marketing tão interessante. Dados divulgados pelo Campaign Monitor indicam que o e-mail marketing é 40 vezes mais eficiente do que o Facebook e Twitter na aquisição de novos clientes.
Isso acontece porque 72% das pessoas preferem receber conteúdo das empresas por e-mail. É por este motivo que o e-mail tem uma taxa de conversão ainda maior do que as redes sociais e outros canais offline, segundo a DMA.
Assim fica claro: se sua empresa quer garantir um bom engajamento com seus clientes, ela não pode deixar de investir no e-mail marketing.
O e-mail marketing ajuda a construir relacionamentos sólidos com os clientes
Outro motivo para sua empresa investir em marketing digital é o seu potencial de gerar relacionamentos duradouros com os clientes de sua empresa.
Isso porque além de ser eficiente para promover os produtos e serviços de sua empresa, o e-mail marketing também pode ser utilizado para construir um relacionamento com os atuais clientes e com os leads que estão sendo trabalhados por seu time de marketing.
Usando o e-mail como uma plataforma para nutrição de leads sua empresa pode gerar um número 50% maior de leads qualificados, com um custo 35% menor, segundo a Hubspot.
Por isso não se esqueça: uma boa estratégia de e-mail marketing não se preocupa apenas com a venda de produtos ou serviços, mas com a construção de um relacionamento de longo prazo com cada um de seus clientes.
Investir em e-mail marketing garante um ROI melhor
Muitas empresas deixam de investir em e-mail marketing por acreditar que é uma estratégia que não gera resultados. Mas você sabia que o e-mail marketing tem um ROI de 3800%? Segundo uma pesquisa realizada pelo DMA, cada dólar investido nesta estratégia pode gerar U$ 38,00 como retorno do investimento. Não é incrível?
E não é só isso: de acordo com a eConsultancy o ROI e-mail marketing é o segundo mais fácil de ser medido, o que torna essa estratégia ainda mais confiável para as empresas que querem divulgar seus produtos e serviços pela internet.
O e-mail marketing é uma estratégia de resultados
Como vimos neste post, o e-mail marketing é uma excelente estratégia de marketing digital, e pode gerar resultados incríveis quando executada corretamente.
Mas para gerar resultados, é muito importante que você utilize uma ferramenta de automação eficiente e segmente toda a sua base de contatos de acordo com seus interesses e estágio no funil de vendas.
Agora que você aprendeu que vale a pena investir em e-mail marketing, curta nossa página no Facebook e receba mais dicas para otimizar sua estratégia de marketing digital!