O que as mídias sociais podem nos ensinar sobre a interatividade e o envolvimento?
As redes sociais e o novo comportamento do consumidor.
Provavelmente o seu Facebook está aberto, talvez até o whatsapp. E se você abrir o seu celular, o Instagram abrirá com apenas um toque.
Na era das mídias sociais, é difícil não se conectar o tempo todo, constantemente verificamos quantas curtidas a última publicação obteve ou atualizamos o feed para ver se há alguma atualização sobre algo que desejamos saber. É natural que os seres humanos busquem a aprovação, e para as empresas isso é necessário.
No entanto, em uma era saturada de conteúdo, muitos de nós podemos estar negligenciando algumas das lições mais valiosas das redes sociais, e que podem fazer a história de um negócio, ou profissional, mudar! 58% da população brasileira está conectada nas redes sociais. Já é o presente, não mais uma ameaça.
Os dados em tempo real e a sua importância
Recentemente, os hotéis Marriott nos Estados Unidos começaram a testar os botões “como” da vida real, instalando botões vermelhos e pretos nas comodidades do hotel, que os hóspedes podem pressionar quando se sentem satisfeitos ou desapontados com quartos, refeições ou outros serviços.
A ideia por trás da mudança é garantir que as preferências dos hóspedes realmente melhorem suas experiências.
Os clientes se acostumaram a expressar opiniões via redes sociais, mas grande parte desse feedback não são aproveitados.
“Amei”, e até mesmo os “Grr”, são ótimas fontes de dados, assim como cliques e comentários, mas esses dados são perdidos se não otimizar a forma como as marcas interagem com o público.
Muitas empresas ainda lutam para descobrir como converter o envolvimento da audiência em estratégias de marketing assertivas.
Tantas outras fracassam em suas estratégias pois dispersam esforços, e na hora de se relacionar, negligenciam.
A necessidade de ser ouvido
Quando o público se envolve, eles esperam reconhecimento.
A Marketing Land descobriu recentemente que 55% dos consumidores que deixam comentários não repetirão seus comentários se o feedback for ignorado.
No entanto, o estudo também descobriu que 66% do feedback dos clientes são ignorados. Sabe o que isso quer dizer? Trabalho incompleto!
Toda vez que um usuário clica em um link, preenche um questionário ou vê um vídeo, ele está dando feedback.
Se os usuários responderem a um determinado tipo de conteúdo, dê-lhes mais do que eles querem! Caso contrário, na próxima vez, os clientes ou possíveis clientes, podem optar pelo “conteúdo vizinho”.
Essa interação é o presente e futuro para a percepção que o público necessita e quais os caminhos a seguir para aumentar a lucratividade da sua empresa.
Com as novidades em vídeo no facebook e com crescimento do storie, isso tende a aumentar ainda mais.
Todo o conteúdo precisa ser social
O maior objetivo das estratégias é aumentar o engajamento do público e fortalecer o desejo pela marca (branding). Mas, à medida que o público está cada vez mais engajado nas redes sociais, criar conexões que direcionam a consciência da marca devem ser o objetivo de todos os conteúdos, e não apenas das mídias sociais.
A forma que as empresas se comunicam, expõem seus produtos, respondem e até mesmo a cultura organizacional devem estar interligadas com o mesmo propósito.
O público está constantemente votando pelo conteúdo: eles votam com curtir, visualizações, cliques e compartilhamentos. Em vez de simplesmente medir esses votos, é hora de criar conteúdo que priorize as preferências do consumidor.