Aprenda como segmentar sua campanha no Facebook
A cada dia, a internet recebe milhares de novos conteúdos, em dezenas de formatos diferentes, direcionados a públicos ainda mais variados. Com tanta informação disponível, questiona-se sobre saturação e sobre a disponibilidade de quem a consome. O que essas pessoas ainda não visualizaram é que o sucesso de uma boa estratégia de marketing digital é a implementação de uma boa segmentação.
Pensando nisso, no post de hoje, vamos mostrar a você como segmentar a sua campanha no Facebook. Quer saber mais? Venha conferir!
Entenda a importância de segmentar a campanha no Facebook Ads
O diferencial do marketing digital, perante as tão comuns mídias de massa, é a entrega do conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento ideal. Mas, quando não é realizada a segmentação, esse diferencial é perdido. Imagine ficar tentando forçar uma pessoa a assistir Faustão, quando ela simplesmente não quer. Mas, agora imagine enviar um link para um usuário assistir um tutorial de maquiagem, quando a pessoa já curte determinadas páginas sobre o respectivo assunto. Já parou para refletir sobre qual estratégia tem mais potencial de ter uma boa conversão? E já parou para pensar o porquê disso?
A segmentação é um dos pilares de sucesso do marketing digital. Isso porque o ato de nichar uma campanha, aumenta a taxa de conversão, alinha as expectativas com as ofertas e não investe dinheiro em usuários que não estão alinhados, nem tem as dores que os produtos — ou, até mesmo, conteúdos disponibilizados — objetivam solucionar.
No entanto, pensando especificamente na segmentação de anúncios da plataforma Facebook Ads, é preciso entender que não há segmentação perfeita. A rede social oferece inúmeras possibilidades de segmentação, porém, muitas vezes, a veracidade desta é questionável.
Isso acontece porque as informações do Facebook são fornecidas pelos próprios usuários. Na prática, essa questão pode se tornar um pouco complicada. Por exemplo, se você focar a segmentação “cargo” em proprietários de empresas, pode acontecer de seu anúncio ser ativado para usuários que marcam “Proprietários da VASP” — uma brincadeira entre adolescentes — e não cumprir os reais objetivos.
Por isso, é importante, além de realizar uma boa segmentação, prestar atenção na cultura real da sua persona e nas variáveis que podem atrapalhar o seu posicionamento. Além disso, é preciso ter um processo bem desenhado que preveja quais ações devem ser tomadas, a partir de cada situação.
Prepare-se antes de colocar a mão na massa
Para ajudar você a desenhar esse processo, indicamos um passo a passo de como deveriam ser realizados os anúncios na plataforma do Facebook:
Analise as informações imprescindíveis da sua persona, antes de partir para a produção do anúncio
Antes de colocar a mão na massa é preciso rever o que está em seu documento de persona. Reveja as principais informações do prospect para só então definir quais tipos de segmentação você utilizará nos anúncios.
Nesse passo, é importante pensar que é um brainstorming e levar em consideração o que é ou não possível dentro da plataforma. Reflita sobre quais informações poderiam ser utilizadas para potencializar as chances de sucesso dos anúncios.
Essa parte é imprescindível. Caso você trabalhe apenas com a sua memória no momento de segmentar, é provável que você não seja preciso ou, até mesmo, esqueça de informações imprescindíveis para ter sucesso.
Conheça os tipos de segmentação que são permitidos no Facebook
No segundo passo é importante conhecer as possibilidades da ferramenta e analisar o que é possível colocar em prática a partir das informações levantadas na análise da persona. Dessa forma, você conseguirá desenhar quais informações são as ideais.
O Facebook permite que você segmente o anúncio pelos seguintes critérios:
- localização: é a geolocalização;
- dados demográficos: idade, relacionamento, educação, trabalho, afinidades étnicas, família, política, eventos cotidianos, entre outros;
- Interesses: detalharemos abaixo;
- comportamentos: atividades, viagens etc.;
- avançado: públicos personalizados.
Agora você deve estar se perguntando: “como o Facebook sabe identificar o interesse dos usuários?” E a resposta é simples: “curtidas!”
Por exemplo: se você curte várias páginas de artistas da música baiana, o Facebook perceberá que você gosta de Axé Music (vai sacudir, vai abalar, quando o seu cliente “clicar”!).
Além disso, você pode direcionar o anúncio para “fãs”, “amigos de fãs” ou excluir pessoas ligadas à sua Fan Page.
Coloque a mão massa
Depois de todo o processo de preparação e com as informações principais em mãos, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para facilitar o desenho desse processo, dividimos tudo em quatro etapas simples de serem conduzidas:
Passo 1: Defina o “Objetivo da Campanha”
Ao definir um objetivo para sua campanha, o Facebook Ads se encarregará de otimizar os resultados. Nesse estágio, é importante definir o objetivo, levando em consideração toda a estratégia de marketing.
A rede social traz as seguintes opções:
- promover post;
- promover sua página;
- trazer pessoas para o seu site;
- otimizar conversão no site;
- instalações do seu app;
- alcançar pessoas próximas ao seu negócio;
- promover interação com a sua oferta;
- aumentar as visualizações de um vídeo.
Passo 2: Invista no nome da campanha
Defina se a sua campanha terá investimento diário ou por um determinado período e nomeie a sua campanha. A nomeação é importante para organização interna. Quando há vários anúncios e campanhas sendo veiculados simultaneamente, as nomenclaturas vão ajudar os profissionais a se encontrarem e a realizarem um bom trabalho.
Passo 3: Pense na imagem do anúncio
Selecione a imagem (ou as imagens) que vão ilustrar o seu anúncio. E lembre-se: tenha uma imagem atrativa, que seja condizente com os gostos da sua persona! Considere também que a rede prefere anúncios que têm pouco texto. Além disso, leve em consideração as dimensões certas para a melhor apresentação do anúncio.
Passo 4: Escreva os textos do anúncio
Descreva o seu anúncio nas linhas disponíveis — respeitando a limitação de caracteres — e sendo fiel à página que o usuário vai encontrar, ao clicar no respectivo. Lembre-se de ser o mais atrativo possível e utilizar palavras-chave que possam aumentar a CTR (clickthrough rate) do material.
Passo 5: Teste e teste muito
Muitas vezes, um anúncio tem melhor performance que outro e é importante realizar testes para entender qual produção está atingindo mais os resultados.
Produza pelo menos dois anúncios com determinadas mudanças e acompanhe.
Feito isso, revise a campanha, cruze os dedos e mande publicar!
Como você viu até aqui, segmentar o anúncio corretamente no Facebook é importante. Somado a isso, é fundamental que você tenha um bom posicionamento nas redes sociais e planejamento de conteúdo.
Gostou deste artigo? Entendeu como segmentar a campanha no Facebook? Conte para nós as suas experiências com a segmentação de anúncios no Facebook Ads e também fique à vontade para nos enviar suas principais dúvidas sobre o assunto!